O álcool e o mergulho não combinam - OceanHub
O álcool e o mergulho não combinam

O álcool e o mergulho não combinam

Após um dia de mergulho, muitos mergulhadores gostam de relaxar na praia ou no liveaboard com um copo de vinho ou uma cerveja gelada. Existem muitas maneiras de desfrutar de uma viagem, mas mergulhar sob a influência de álcool não é uma delas. Se você planeja beber, é importante fazê-lo com responsabilidade e de uma maneira que não afete o seu mergulho. O álcool e o mergulho não combinam.

Um estudo prático mostrou que mergulhadores experientes com uma concentração de álcool no sangue de 0,04% (o equivalente a duas latas de cervejas durante uma hora com o estômago vazio para um homem de 90 quilos) tinham capacidade significativamente comprometida de executar as habilidades necessárias para mergulhar com segurança. Em concentrações mais baixas, a consciência situacional e a inibição podem ser reduzidas, levando um mergulhador a tomar ações inseguras na água. Julgamento prejudicado e tempo de reação lento podem agravar uma situação ruim – fato confirmado pelo álcool estar envolvido em cerca de 50% dos acidentes de trânsito por pessoas em idade de beber e associado a até 70% das mortes relacionadas à recreação na água.

A ingestão recente de álcool pode contribuir potencialmente para a desidratação em mergulhadores, o que pode ser um fator de risco para a doença descompressiva. A respiração do ar seco, juntamente com a imersão e as temperaturas frias, podem aumentar uma desidratação pré-existente. O álcool também pode aumentar os efeitos da narcose por nitrogênio, que quando combinados com a desidratação, podem levar a grandes acidentes.

O álcool e o mergulho não combinam
O álcool e o mergulho não combinam.

Se o passeio de barco fizer parte da sua viagem de mergulho, há fatores de risco adicionais a serem considerados. De acordo com as estatísticas da Guarda Costeira dos EUA de 2017, o uso de álcool é o quinto fator que mais contribui para acidentes de barco e o fator número um que contribui para mortes nesses acidentes. O álcool não apenas causa acidentes, mas a intoxicação aumenta a desatenção do navegador.

Enquanto uma bebida com os amigos pode ser a coisa certa depois de um dia de exploração subaquática, não se esqueça que antes de uma atividade de mergulho, esta mistura – álcool e mergulho- pode se tornar muito perigosa e na maior partes da vezes fatal. Beber pode ser prazeroso, mas nunca faça isso antes de um mergulho.

Leia mais artigos sobre o tema “Mergulho e Saúde”



Publique um comentário

20 + treze =