Por que a hidratação é tão importante no mergulho? - OceanHub
Por que a hidratação é tão importante no mergulho

Por que a hidratação é tão importante no mergulho?

Quando se trata de mergulho e hidratação, muitos mergulhadores acreditam que um grande gole d’água antes do mergulho os manterá hidratados. Isso pode resultar em uma bexiga quase estourando durante o mergulho. Mas então, por que a hidratação é tão importante no mergulho?

Um dos principais preventivos da doença descompressiva (DD), é a hidratação. Cerca de 60% de nossa massa corporal total é fluida e, no mergulho, perdemos parte desse fluido através da transpiração. Quando nos exercitamos, geramos calor e então, as glândulas sudoríparas secretam água para a superfície da pele, onde o calor é evaporado. Esse processo nos resfria, mas também reduz constantemente nosso volume de fluido. A quantidade de suor no mergulho depende da temperatura da água, se usamos roupa de mergulho ou seca, o esforço necessário, nosso nível de condicionamento físico e nosso gênero. O ar que respiramos durante o mergulho é mais frio e seco, por isso perdemos fluido constantemente à medida que aquecemos e desidratamos a cada respiração.

 Por que a hidratação é tão importante no mergulho?

Embora você “teoricamente” tenha ido ao banheiro antes de entrar em sua roupa molhada ou seca, pode querer fazer xixi novamente durante ou logo após o mergulho. Mergulhar em água fria faz com que o sangue nos braços e pernas se mova para o núcleo do corpo. Isso aumenta nossa pressão sanguínea, fazendo com que os líquidos sejam lavados pela micção. À medida que nosso volume de líquido cai durante o mergulho, nosso sangue fica mais espesso e diminui a eliminação de nitrogênio, aumentando assim o risco de doença descompressiva (DD). Esse aumento na micção reduzirá ainda mais o volume de líquidos absorvidos. Um mergulhador que não se hidratar corretamente poderá em breve ter problemas sérios. Então, como devemos nos hidratar para mergulhar?

A ingestão diária de líquidos deve ser de cerca de 3-4 litros para homens e de 2-3 litros para mulheres. O melhor fluido para hidratação é a água. A hidratação lenta e gradual é a abordagem mais sensata, pois se bebermos água muito rapidamente, esta será liberada pelo nosso sistema. Não espere! Sentir sede significa que estamos desidratados.

Mergulho e Hidratação

Precisamos manter nossa ingestão diária de água correta antes e durante qualquer viagem de mergulho. Se perdermos líquidos através da transpiração, micção frequente, queimaduras solares, enjoo do mar, mergulhos múltiplos – ou se você estiver bebendo álcool na viagem, depois dos mergulhos, beba mais água mas seja sensível. Todas as manhãs, beba um copo de água quando acordar e depois mais um em cada refeição. Tente manter a sua ingestão diária recomendada. Pegue uma garrafa de água com marcações de medição e beba 350 ml imediatamente antes e depois de cada mergulho. As frutas também são ótimas, pois contém água. Beba sempre de 2 a 4 litros, distribuídos uniformemente ao longo do dia. Para mais informações, fale com o seu médico especialista em mergulho.

Leia agora outros artigos sobre o tema “Mergulho e Saúde”.



Publique um comentário

8 + 12 =