Roteiro de Naufrágios na Flórida - OceanHub
Roteiro de Naufrágios na Flórida

Roteiro de Naufrágios na Flórida

Durante os dois anos em que fixei residência em Boca Raton, na Florida, tive a oportunidade de mergulhar e filmar muitos dos naufrágios que visitei. Desde a região das Keys até Jupiter, mais ao norte do Estado. A maior parte desses mergulhos com a Dixie Divers, uma enorme Dive Shop localizada em Deerfield Beach, a dez minutos da minha casa, de propriedade de um brasileiro – Arilton Pavan. Pavan foi responsável por mais de seis mil certificações, planejamento e afundamento artificial de vários navios e dois records mundiais registrados pelo Guiness Book. O último, em 2019, com 633 mergulhadores participando, submersos, do Anual Cleanup Day, em Deerfield Beach.

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Foto de Arilton Pavan

Sempre que se fala em mergulho na Florida, a primeira coisa que vem à mente das pessoas são os famosos naufrágios em Key Largo: Bibb, Duane e Spiegel Grove, além do Vandenberg em Key West. O Spiegel Grove, com 156 metros de comprimento e 25 metros de altura, tem uma história. Afundado em 2002, chegou ao fundo adernado. Três anos depois, a força do furacão Dennis o “empurrou” 60 metros do local original do afundamento e o colocou na posição de navegação. Um gigante que impressiona!

Mas, rumando para o norte, temos outra região repleta de naufrágios: Broward e Pompano Beach. Conhecida como “Parque dos Naufrágios”. São dezenas deles com os mais variados perfis de mergulho, que variam dos 12-25 metros a mais de 70 metros de profundidade. A maioria com afundamentos artificiais e outros naturais. Além, é claro, dos três últimos que são temáticos: Rapa Nui (2015), Lady Luck (2016) e Okinawa (2017). Sobre o Rapa Nui, fiz pouco mais de oito horas de mergulho e filmagens e produzi um um mini documentário.

Ano passado reservei um tempo para elaborar um roteiro com alguns dos melhores naufrágios para se visitar, naquela região, juntamente com muitas histórias. Algumas delas contadas em curtas edições de videos – no youtube e no vimeo. Com certeza, tema para meu próximo e-book. Por hora, deixo aqui minha contribuição ao mergulho recreativo e um incentivo àqueles que por ventura venham a passar por lá e aproveitem a oportunidade para visitar alguns desses naufrágios.

Naufrágio Okinawa

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Localização: Pompano Beach
Type of Dive: Anchor
Depth Range: 35-70 ft (10-21 metros)
Skill Level: Open Water

Descrição: Rebocador do Exército com 106 pés (32 mts) de comprimento por 27 pés (8 mts) de boca. Equipado com motor Fairbanks Morse, pesando 18 toneladas. O hélice tem quase 2,5 metros de diâmetro e pesa 900 kg. A profundidade varia entre 21 metros e 10 metros – ponte de comando.

O Okinawa foi afundado pela Shipwreck Park Inc. em 19 de Agosto de 2017 e é o 18º. naufrágio no Parque dos Naufrágios de Pompano Beach.

O renomado artista plástico Dennis McDonald criou, para esse naufrágio temático, um mágico bar subaquático, que foi chamado de “Midnight Sun”. O nome foi dado pela Vodka Finlândia, empresa que contribuiu com a maior parte das doações para esse projeto. O bar apresenta criaturas marinhas e uma sereia segurando um globo espelhado.

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Penetração: Pela abertura da casa de máquinas, percorrendo o gigantesco motor, subindo e saindo pelo bar.

Histórico: O LT 1970 foi construído pela Higgins Inc. para o Exército dos Estados Unidos e lançado ao mar em Outubro de 1953. Recebeu o nome de Okinawa, em homenagem a batalha de Okinawa. O Okinawa foi descomissionado e vendido em 2003.

Informação sobre o Ponto de Mergulho: Constantes correntes de fundo de leve a moderada, normalmente no sentido norte. É um rebocador relativamente pequeno e fácil de percorrer seu interior.

Miracle of Life

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Localização: Deerfield Beach
Type of Dive: Anchor/Drift
Depth Range: 101-140 ft (30-42 metros)
Skill Level: Advanced Open Water or equivalent experience

Descrição: Navio de suprimentos construído em 1971. Tem 51 mts de comprimento e 12 mts de boca. A proa está voltada para o sul e a ponte de comando está a 30 mts. Numa parte do convés, atrás da ponte de comando, encontra-se uma estatua de bronze, aos 36 mts. O navio repousa no leito do oceano a 47 mts de profundidade.

Histórico: O Miracle of Life foi apreendido contendo 154 Kilos de cocaína, durante uma vistoria aleatória pela U.S. Customs, em 28 de Junho de 2008. Em Outubro do mesmo ano, o navio foi oferecido ao Programa de Naufrágio Artificial do Condado de Broward – Broward County Artificial Reef Program. O navio foi comprado logo depois de um bem sucedido crowdfunding, tendo como principal doador Daniel Fasano, fundador e presidente da Miracle of Life Foundation. Razão pela qual o navio foi re-batizado Miracle of Life.

Penetração: Porões e casa das máquinas, compartimentos e cabines, além da ponte de comando.

Informação sobre o Ponto de Mergulho: Constantes correntes de fundo de leve a moderada, normalmente no sentido norte. Para esse perfil de mergulho, recomenda-se Nitrox 28.

Lady Luck

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Localização: Pompano Beach
Type of Dive: Anchor
Depth Range: 60-130 ft (18-40 metros)
Skill Level: AOW or Equivalent Experience

Descrição: Navio tanque com 100 metros de comprimento por 15 de boca. É um naufrágio artificial temático. Imagine-se num cassino, jogando poker ou ariscando a sorte na roleta, ou mesmo nos caça-níqueis, a pouco mais de 30 metros de profundidade. Esse é o Lady Luck! Para quem gosta de foto e video sub, essa é a grande oportunidade de registrar os melhores momentos do seu mergulho. E aproveite, também, para apreciar, da ponte de comando, uma belíssima vista panorâmica.

Histórico: Lady Luck, anteriormente Newtown Creek, foi construído em 1967 pela Wiley Manufacturing Company. Era um navio tanque que transportava lodo, apelidado pelos nova-iorquinos de “Honey Tanker”. Por mais de 50 anos, removia lodo de áreas, em Nova York, que não possuíam instalações de desaguamento que pudessem converter lodo em fertilizantes. O Lady Luck foi descomissionado no verão de 2014 e disponibilizado para leilão, pela cidade de Nova York.

Em Março de 2016, a Ship Wreck Park Foundation, de Pompano Beach, adquiriu o Lady Luck graças as generosas doações do Isle Cassino Racing, da cidade de Pompano Beach, além de outros doadores, arrecadando mais de US$ 600 Mil. O que garantiu a compra, o reboque, o desmonte, a contratação do artista plástico Denis McDonald, responsável pela criação e instalação das peças temáticas e, finalmente, o seu afundamento em Julho de 2016.

Penetração: Porões e casa das máquinas, compartimentos e cabines, além da ponte de comando.

Informação sobre o Ponto de Mergulho: Constantes correntes de fundo de moderada a forte, normalmente no sentido norte. Para esse perfil de mergulho, recomenda-se Nitrox 32.

Rapa Nui Reef

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Localização: Deerfield Beach
Type of Dive: Anchor or Drift
Depth Range: 50-70 ft (15-21 metros)
Skill Level: Open Water

Descrição: Rapa Nui Reef é uma barcaça com 46 mts de comprimento e 14 mts de largura. Foi adquirida especialmente para que nela fosse “construído” uma réplica das estátuas – os Moais – da Ilha de Páscoa e se tornasse um habitat marinho. Ao mesmo tempo, incrementando o turismo de mergulho na região; Deerfield Beach. Devido a um problema durante o afundamento, a barcaça acabou por emborcar e todo o projeto “foi por água abaixo”. Ela repousa no fundo, a 21 mts de profundidade, de cabeça para baixo. Toda a estrutura, incluindo a barcaça, pesa 600 Toneladas.

Histórico: O nome, Rapa Nui Reef, foi dado em homenagem aos habitantes da Polinésia, com réplicas das estátuas da Ilha de Páscoa – no Sul do Pacífico. A idéia do projeto partiu do filho da principal doadora, Margaret Blume, aficcionado pelo mergulho, logo após o afundamento do Miracle of Life. Ao custo de US$ 500 mil, o orçamento garantiu a compra da barcaça, a contratação do artista plástico Dennis MacDonald, o desenvolvimento do projeto, o material, divulgação, etc., até seu afundamento, em 7 de Junho de 2015, quase três anos após o seu início. Infelizmente, o afundamento não foi bem sucedido e quase todas as estátuas foram destruídas. Exceção de três delas, debaixo dos escombros.


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Em 2016, a Dixie Divers elaborou um projeto de resgate de três estátuas, reunindo voluntários. O regate foi bem sucedido e, hoje, as estátuas estão posicionadas na quilha.

Penetração: Não recomendável a penetração por entre os escombros.

Informação sobre o Ponto de Mergulho: O mergulho nesse naufrágio é prova de que recifes artificiais com o tempo se transformam em abrigo para uma vida marinha plena. Grande variedade de peixes, incluindo garoupas gigantes (Goliath Groupers).

United Caribbean


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Localização: Boca Raton
Type of Dive: Anchor Dive
Depth Range: 50-70 ft (15-21 metros)
Skill Level: Open Water Diver or Equivalent Experience

Descrição: United Caribbean é um navio cargueiro com 45 mts de comprimento. A proa está voltada para sudeste e a popa voltada para outro naufrágio; o Sea Emperor. O Caribbean é um dos naufrágios no chamado Triangulo dos Naufrágios, pela proximidade dos outros dois: o Sea Emperor e o Noula Express. Muita vida marinha. Devido a força do furacão Wilma, o casco, além de ter mudado de posição, sofreu muitas avarias. Está seccionado em três partes.

Histórico: O navio foi construído em 1969 e batizado Golden Venture. Registrado com bandeira panamenha, operava apenas em águas ao redor de Singapura. Mas no início dos anos 90, passou e ser usado por contrabandistas, para tráfico humano e de drogas. Em 6 de Junho de 1993, o Golden Venture encalhou em Rockaway Beach, Queens New York. O navio estava com 286 migrantes chineses ilegais. Na tentativa desesperada de desencalhe, 10 pessoas morreram afogadas. Vendido e rebatizado United Caribbean, passou a operar como navio de carga pelas águas do Caribe. Posteriormente, passou a fazer parte do Palm Beach Artificial Reef Program e afundado em 22 de Agosto de 2000.

Informação sobre o Ponto de Mergulho: Constantes correntes de fundo de moderada a forte, normalmente no sentido norte. Não é recomendado, num mesmo mergulho, a visita a qualquer um dos outros dois naufrágios.

Nemesis


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Localização: Deerfield Beach
Type of Dive: Anchor/Drift
Depth Range: 50-70 ft (15-21 metros)
Skill Level: Open Water Diver

Descrição: O Nemesis serviu durante a Segunda Grande Guerra como “caça-submarino” e escolta/proteção a comboios. Terminada a guerra, voltou à sua origem, servindo como barco de patrulha da Guarda Costeira. Mede 50 mts de comprimento por 8 mts de boca. Devido ao tempo de fundo encontra-se semi-desmantelado. Todavia, a vida marinha é abundante. Garoupas gigantes (Goliath Groupers) guardam o naufrágio e são normalmente encontradas na popa.

Histórico: Barco de patrulha, classe B, foi lançado em 7 de Julho de 1934, batizado Nemesis. Foi descomissionado em 20 de Novembro de 1964 e vendido para Auto Marine Engineers em 9 de Fevereiro de 1966. Em 1979, investidores adquiriram o navio e o reformaram de forma a que se parecesse com um vapor com três decks. Foi rebatizado Livingstone Landing e virou o primeiro restaurante flutuante de Fort Lauderdale. Fechado em 1981, foi novamente vendido e recebeu o nome de Ancient Mariner. Mas antes de ser inaugurado, afundou ali mesmo na doca. Foi resgatado e reaberto como restaurante. Em 1986, mais de cem pessoas contraíram hepatite, depois de jantarem a bordo. Com forte publicidade negativa, faliu. O navio continuou a servir como restaurante, mas nenhum conseguiu sobreviver por muito tempo. Finalmente, foi comprado pela South Florida Divers Club, por US$ 6,000.00 e doado ao Condado de Broward, para fazer parte do Programa de Recifes Artificiais. Em junho de 1991 Ancient Mariner foi afundado como recife artificial, em Deerfield Beach.

Penetração: O deck posterior está colapsado. Melhor penetração, pela proa.

Informação sobre o Ponto de Mergulho: Partindo da popa do Ancient Mariner, 150o sul, e a 45 mts de distância, pode-se ver e percorrer o rebocador Berry Patch e, mais adiante, a 60 metros de distância do rebocador, a balsa Quallman. Não recomendável em um único mergulho.

Sea Emperor


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Localização: Boca Raton
Type of Dive: Anchor Dive
Depth Range: 50-70 ft (15-21 metros)
Skill Level: Open Water Diver or Equivalent Experience

Descrição: Sea Emperor era uma draga com 52 metros de comprimento e 14 metros de boca e está pousada em fundo arenoso, de cabeça-para-baixo e proa virada para o sul. Os compartimentos estão repletos de bueiros de concreto (para drenagem), usados para o afundamento. São 1600 toneladas, dentro e fora da embarcação, espalhados pelo fundo. Tornou-se habitat de uma enorme variedade de peixes, dentre eles raia stingray, tubarão lixa, garoupas e moréias gigantes. Razão pela qual recebeu o apelido de Aqua-Zoo. Um paraíso para fotógrafos e cinegrafistas sub. O Sea Emperor faz parte do “Triangulo dos Naufrágios”.

Histórico: O Sea Emperor era usado com uma draga, revirando e limpando o fundo do mar na área de Palm Beach, durante os anos 80. A empresa que operava a draga acabou por não só limpar, mas destruir o habitat natural dos recifes de corais. Como consequência de um processo judicial, foi pesadamente multada. Não tendo como pagar a multa e impedida de continuar operando, optou por doar a embarcação para o Palm Beach County Artificial Reef System. A draga foi carregada com 1.600 toneladas de bueiros de concreto e intencionalmente afundada em 1986. Durante o afundamento, a embarcação emborcou e chegou ao fundo de cabeça-para-baixo, deixando espalhados os bueiros pelo caminho.

Penetração: Fácil penetração.

Informação sobre o Ponto de Mergulho: O Sea Emperor faz parte do Triangulo dos Naufrágios, juntamente com o Noula Express e o United Caribbean. Pode-se fazer um arranjo com a operadora para
dois mergulhos e conhecer os três naufrágios.

Captain Dan (Hollyhock)


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Localização: Pompano Beach
Type of Dive: Anchor Dive
Depth Range: 80-110 ft (5-34 metros)
Skill Level: Advanced Open Water or equivalent experience

Descrição: O Captain Dan era um navio da Guarda Costeira, com 53 mts de comprimento. Foi construído em 1937 em Milwaukee, Wisconsin. A proa está voltada para o sul e está pousado em posição de navegação, no fundo, a 34 metros de profundidade. A ponte de comando, a 24 metros. Seu afundamento, como recife artificial, ocorreu em Fevereiro de 1990.

Histórico: Originalmente comissionado Hollyhock, em 1959 foi designado para servir em Detroit, Michigan, como navio quebra-gelo navegando pelo Lago Michigan. Posteriormente, serviu em Miami, Florida, como navio de serviço de manutenção, reparos, substituição e reposição de boias de navegação e nas Bahamas reabastecendo hidro-aviões da Força Aérea.

Em 1982, o Hollyhock foi descomissionado pela Guarda Costeira e adquirido por um missionário, que o rebatizou de The Good News Missionship. O navio navegava e aportava de porto em porto, divulgando Gospel. Acabou encalhando no Rio Miami e com a ajuda do Boating Improvement Program Fund e o Pompano Beach Fishing Rodeo, foi comprado para servir de recife artificial. Em Fevereiro de 1990, o navio foi afundado e rebatizado Captain Dan em homenagem ao Captain Dan Garnsey, conhecido pescador de Pompano Beach.

Penetração: Naufrágio preferido para penetração. O navio está intacto e foi preparado com amplas aberturas de acesso.

Informação sobre o Ponto de Mergulho: As correntes de fundo tendem a ser fortes. Portanto, é recomendável a utilização de equipamento de sinalização caso o mergulhador seja desviado para fora dos limites do naufrágio.

Hydro Atlantic

Localização: Boca Raton
Type of Dive: Anchor / Wreck
Depth Range: 135 – 175 ft (41-54 metros)
Skill Level: Technical

Descrição: O Hydro Atlantic é um navio/draga com 90 mts de comprimento e 20 mts de boca. A proa está virada para o sul e o navio está na posição vertical. Um dos mastros está a 36 mts e a maior parte do deck a 46 mts de profundidade. É considerado um dos melhores naufrágios. Uma pena estar em águas mais profundas. O naufrágio acolhe uma enorme quantidade de corais, incrustados na parte externa do casco. Cardumes de várias espécies estão sempre presentes oferecendo uma rica vida marinha. Os guindastes originais e todo equipamento de guinchos de cabos e correntes estão no lugar. O Hydra Atlantic não é um naufrágio artificial.

Histórico: O navio foi construído para o Corpo de Engenheiros do Exército Americano, em 1905, pela Maryland Steel Corporation e batizado de “Sand Captain”. Em 1961, foi rebatizado “Ezra Sensibar”, depois de uma grande reforma. Em 1968, foi vendido para a Hydromar Corporation e, novamente, rebatizado, agora com o nome Hydra Atlantic. Possui um motor Twin a diesel e elétrico. Quando de sua última viagem, sendo rebocado para um estaleiro, seu velho casco não resistiu a uma tempestade e se rompeu e o Hydra Atlantic afundou em 7 de Dezembro de 1987.

Penetração: Algumas partes da superestrutura se romperam e o casco já com sinais claros de rachaduras e se desintegrando pelo enorme peso do deck principal e de todo maquinário existente. Ainda existem passagens para penetração.

Informação sobre o Ponto de Mergulho: As correntes de fundo tendem a ser fortes. Portanto, é recomendável a utilização de equipamento de sinalização caso o mergulhador seja desviado para fora dos limites do naufrágio. Tempo de fundo 25-30 minutos e 60-75 minutos de descompressão em “drift dive”. Vida marinha: peixes pelágicos e tubarões-touro que podem ser avistados.

Guy Harvey

Localização: Fort Lauderdale
Type of Dive: Anchor Dive
Depth Range: 100-144 ft (30-44 metros)
Skill Level: Advanced Open Water or equivalent experience

Descrição: O Guy Harvey é um navio com 56 mts de comprimento e 9 mts de boca. Repousa no fundo a 43 metros de profundidade, em posição de navegação. Tem um mural com o nome do renomado artista de vida selvagem Guy Harvey, que deu nome a esse naufrágio. O mural, com fundo branco, contrasta com o azul do oceano. No costado, Guy Harvey pintou vários tipos de tubarão.

Histórico: O navio foi construído na Holanda, em 1957. O cargueiro passou os últimos dez anos navegando entre Haiti e as Antilhas, com o nome Lady Kimberly. Foi afundado em 10 de Maio de 1997. Cortesia de Guy Harvey e Pompano Fish Rodeo.

Penetração: Deck principal, ponte de comando, compartimentos e casa das máquinas.

Informação sobre o Ponto de Mergulho: Para esse ponto de mergulho, muitas operadoras o consideram mergulho TEC. Outras, utilização de Nitrox.

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Julio Cesar Pitombo

Quem é o autor deste artigo?

Julio Cesar Pitombo é Master Scuba Diver com várias certificações: Digital Underwater Photo Level 2, Underwater Videographer, Deep Diver, Wreck Diver, Night Diver, Project Aware, Search & Recover Diver, Rescue Diver, Multilevel Diver, Nitrox Diver e EFR – Primary & Secondary Care (CPR/AED/First Aid – Adult).

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