O mergulho em Florianópolis - OceanHub
O mergulho em Florianópolis

O mergulho em Florianópolis

Florianópolis, a capital catarinense, situa-se em grande parte na Ilha de Santa Catarina. O clima em Florianópolis é subtropical, classificado como mesotérmico úmido. A média da temperatura anual é de 21ºC, sendo que no mês mais quente a média das temperaturas máximas varia de 28 a 33ºC e do mês mais frio varia de 7,5 a 12ºC.

A umidade relativa do ar fica em torno de 82% na média anual e o índice pluviométrico em torno de 1.600 mm no norte da ilha e 1.400 mm no sul da ilha. O vento padrão da Ilha de Santa Catarina é de quadrante norte. As estações são bem definidas, entretanto, ocorrem mudanças repentinas de temperatura e condições climáticas, afinal não podemos esquecer que estamos em uma ilha.

O mergulho em Florianópolis

Apesar da variação térmica, os mergulhos podem ser realizados durante todo o ano, respeitando-se a utilização da proteção térmica adequada. Durante o inverno é altamente recomendável a utilização de roupas úmidas de 5 a 7 mm, com capuz. Os ventos ditam sobremaneira a atividade do mergulho, afetando diretamente a navegação e as condições de visibilidade.

Vários são os pontos de mergulho em Florianópolis, como a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, Ilha do Xavier, Ilha do Mata Fome, Ilha das Aranhas, além de alguns naufrágios como o Alalunga II, na Ilha do Xavier, e os naufrágios Lili e Orion na Praia dos Ingleses. O mergulho livre ou autônomo pode ser contratado em operadoras locais que, como veremos a seguir, oferecem suporte para mergulhadores certificados ou batismos de mergulho (Discover Scuba Dive).

Principais pontos de mergulho

Reserva do Arvoredo

No través da cidade de Governador Celso Ramos, a Reserva do Arvoredo fica a cerca de uma hora e meia de navegação de Florianópolis. Por se tratar de uma Reserva Ambiental, a atividade do mergulho só pode ser realizada ao sul da mesma. Foi criada em 12 de março de 1990.

O mergulho em Florianópolis

Patrimônio natural e arqueológico da região, a Reserva Biológica se estabelece na Ilha do Arvoredo, com rica biodiversidade protegida. Os pontos de mergulho tem a profundidade entre 5 a 30 metros. Possui muitas pedras próximo à Reserva e fundo arenoso afastando-se da mesma. Podemos encontrar diversas espécies como corais, Salemas, Frades, Moreias, Garoupas, Tartarugas, Maria da Toca, Sargentinhos, Marimbaus, Olho de Cão, Peixe Trombeta, entre outros.

As operadoras realizam a sua saída normalmente na parte da manhã cerca de 8h, iniciando o retorno ao meio dia , chegando à Florianópolis cerca de 14h.

As saídas são realizadas pelas operadoras locais em Jurerê, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas.

Ilha do Mata Fome

Frente à Praia dos Ingleses, no norte da Ilha de santa Catarina, a Ilha Mata Fome fica a cerca de 10 minutos de navegação do canto direito da Praia dos Ingleses.

O mergulho em Florianópolis

Próximo da Ilha o fundo é rochoso, afastando-se da mesma é arenoso. A profundidade varia entre 4 e 12 metros. Tartarugas, Marimbaus, Raias Chita, Salemas, Donzelas, Sargentinhos, Frades, Maria da Toca, Garoupas, Peixes Trobeta, Olho de Cão e Corais são as espécies mais comumente encontradas.

As operadoras realizam suas saídas normalmente às 8h da manhã e retornam cerca de 11h30, saindo do canto direito da Praia dos Ingleses ou ainda retornando às 13h saindo de Jurerê, Canasvieiras ou Cachoeira do Bom Jesus.

Praia dos Ingleses

Situada ao norte de Florianópolis (Ilha de Santa Catarina), o canto direito da Praia dos Ingleses (Colônia de Pescadores) serve de ponto de embarque para os mergulhos nas Ilhas Mata Fome e Aranhas. Entretanto, situado a cerca de 100 metros da praia, situa-se o naufrágio do pesqueiro Orion. Pode-se chegar ao mesmo saindo da praia em dias com boa visibilidade. O naufrágio oferece abrigo a algumas espécies como Ouriços, Corais, Maria da Toca, Estrelas do mar, Marimbaus, Sargentinhos, entre outras espécies.

O mergulho em Florianópolis

O Naufrágio possui diversas pontas metálicas, oferecendo considerável risco para mergulhadores que desejarem realizar penetração no mesmo (encontra-se com sua estrutura ainda bem conservada). Podem haver redes próximo ao mesmo. Assim sendo, recomenda-se a aproximação e o mergulho somente com boa visibilidade.

Ilha do Xavier

No través da Praia Mole a Ilha do Xavier, fica a 20 minutos de navegação do Canal da Barra da Lagoa. Encontramos na Ilha diversas espécies como Corais, Salemas, Frades, Moréias, Garoupas, Tartarugas, Maria da Toca, Sargentinhos, Olho de Cão, Marimbaus e Peixe Trombeta, entre outros.

O mergulho em Florianópolis

A profundidade local varia entre 4 a 40 metros. Próximo da Ilha o fundo é rochoso, afastando-se da mesma é arenoso.

Na Ilha do Xavier podemos destacar a presença do naufrágio semi-desmantelado Alalunga II, que pode ser encontrado a sul da Ilha entre os 15 e 29 metros, sendo um dos pontos de mergulho mais interessantes de Florianópolis. O naufrágio abriga grande quantidade de vida marinha.

Ilha das Aranhas

É formada por duas Ilhotas em formato de L, entre as praias do Santinho e Moçambique, na região Norte da Ilha de Santa Catarina, próximo à Praia dos Ingleses. Devido à sua estrutura, a Ilha das Aranhas oferece abrigo aos ventos, possibilitando mergulhos tranquilos. Há sete fendas com paredes íngremes, onde mergulhadores podem chegar até 30 metros de profundidade, com ótima visibilidade.

O local oferece a observação de diversas espécies marinhas, como Garoupas, Salemas, Sargentinhos, Frades, Marimbaus, Maria da Toca, Tartarugas, Olho de Cão, entre outras. O melhor ponto de embarque para chegar ao local é pelo canto direito da Praia dos Ingleses. Daquele ponto, uma navegação de 25 minutos leva o mergulhador à Ilha das Aranhas.

Ponta do Papagaio

Frente ao sul da Ilha de Santa Catarina, a Ponta do Papagaio situa-se na Praia do Sonho, no município de Palhoça. Está a 10 minutos de barco da Praia de Naufragados, no extremo sul de Florianópolis e a 5 minutos de barco saindo da Praia do Sonho.

Como particularidade local, o ponto de mergulho situa-se em frente à Fortaleza de Araçatuba, criada em 1742 pela coroa portuguesa para fortalecer a defesa da Ilha de Santa Catarina. É um interessante ponto turístico local.

O mergulho somente pode ser realizado com vento sul, que favorece a visibilidade local. Naquele local pode ser realizado mergulho livre a baixa profundidade ou mergulhos com Scuba. A profundidade varia dos 2 aos 14 metros. Possui forte corrente ao se afastar da costa, por isso é necessário ter cuidado e mergulhar principalmente no estofo da maré. No local podemos encontrar pequenas formações de Corais e Algas, Anêmonas, Maria da Toca, Peixes Donzela, Salemas e Sargentinhos.

É bom o mergulho em Florianópolis?

Em Florianópolis poderemos mergulhar o ano inteiro, respeitando a temperatura das águas de acordo com a época do ano e ainda as condições de vento e navegação que podem possibilitar ou mesmo impedir totalmente as condições de mergulho. Devido às condições locais, o mergulho recreativo até os 40 metros pode ser realizado, inclusive com a realização de misturas gasosas simples (Nitrox). Os mergulhos técnicos abaixo dos 40 metros são contra indicados devido à falta de atrativos que viabilizem o interesse pelo mesmo.

Leia mais artigos com o tema “Viagens e Turismo”

 

Alberto Maia

Quem é o autor deste artigo?

Frederico Lucena é Mergulhador de Combate das Forças Armadas Perito em Operações Especiais (Operações Terra Ar Mar) – Precursor Paraquedista. É Instrutor Especialista PADI, Instrutor Master PDIC, Course Director ADS e proprietário da Explorer Centro de Mergulho.

Leia todos os artigos deste colunista.



Publique um comentário

dois × um =