Filmes e documentários sobre mergulho: Homens de Honra - OceanHub
Filmes e documentários sobre mergulho: Homens de Honra

Filmes e documentários sobre mergulho: Homens de Honra

A nossa dica de filmes e documentários de hoje é o clássico e maravilhoso “Homens de Honra, baseado na vida de Carl M. Brashear (1931-2006), o primeiro mergulhador-mestre americano negro da Marinha dos Estados Unidos. Apesar das barreiras que Brashear enfrenta por ser negro, consegue o que sempre sonhou: ser aceito para o programa de mergulho. O filme é uma biografia à moda antiga e se você ainda não assistiu, está perdendo!

Sinopse do filme

Carl Brashear (Cuba Gooding Jr.) veio de uma humilde família negra, que vivia em uma área rural em Sonora, Kentucky. Ainda garoto, no início dos anos 40, já adorava mergulhar, sendo que quando jovem se alistou na Marinha esperando se tornar um mergulhador. Inicialmente Carl trabalha como cozinheiro que era uma das poucas tarefas permitidas a um negro na época. Quando resolve mergulhar no mar em uma sexta-feira acaba sendo preso, pois os negros só podiam nadar na terça-feira, mas sua rapidez ao nadar é vista por todos e assim se torna um “nadador de resgate”, por iniciativa do capitão Pullman (Powers Boothe). Quando Brashear solicita a escola de mergulhadores encontra o comandante Billy Sunday (Robert De Niro), um instrutor de mergulho áspero e tirânico que tem absoluto poder sobre suas decisões. No princípio Sunday faz muito pouco para encorajar as ambições de Brashear e o aspirante a mergulhador descobre que o racismo no exército é um fato quando os outros aspirantes brancos – exceto Snowhill (Michael Rapaport), que por isto foi perseguido por Sunday – se negam a compartilhar um alojamento com um negro. Mas a coragem e determinação de Brashear impressionam Sunday e os dois se tornam amigos quando Brashear tem de lutar contra o preconceito e a burocracia militar, que quer acabar com seus sonhos de se tornar comandante e reformá-lo.

Trailer do filme

Ficha técnica do filme “Homens de Honra”

Data de lançamento: 23 de março de 2001
Duração: 2h 08min
Gênero: Drama, Biografia
Direção: George Tillman Jr.
Elenco: Robert De Niro, Cuba Gooding Jr. e Charlize Theron
Nacionalidade: EUA

Nota e opinião do editor

O filme é uma biografia à moda antiga (e digo isso como um grande elogio). Não há nada de cenas de ação inventadas para tornar a história retratada menos real e de maior apelo ao público. Homens de Honra preocupa-se em seguir a curva da vida de Carl Brashear, especialmente quando ela se cruza com a de outro homem, o Marinheiro-Chefe Billy Sunday (o grande Robert De Niro), um redneck que à princípio nutre somente ódio por Carl, mas que aos poucos vai mudando de ideia sobre o homem. Emocionante do início ao fim!

O filme é nota 10!
estrelaestrelaestrelaestrelaestrela

Leia mais sobre dicas de filmes e documentários sobre mergulho no OceanHub.



Publique um comentário

oito + dezenove =