A pulseira Sharkbanz realmente funciona? Confira no OceanHub
O Sharkbanz realmente funciona?

A pulseira Sharkbanz realmente funciona?

Existem pessoas que, assim como nós, são apaixonadas pelos tubarões. E já existem pessoas que não. Foi pensando nisso que uma empresa dos Estados Unidos disponibilizou no mercado uma pulseira com o objetivo de afastar a presença de tubarões (sem machucá-los). Mas será que a pulseira Sharkbanz realmente funciona?

A tecnologia magnética patenteada de Sharkbanz é o resultado de estudos e testes científicos em longo prazo.

O Sharkbanz utiliza poderosos ímãs permanentes para criar um “repelente” eficaz para o tubarão que está sempre ligado e não requer baterias ou carregamento. Quando os tubarões se aproximam da pulseira, eles detectam o forte campo eletromagnético do dispositivo, que fornece uma sensação repentina milhares de vezes mais forte que o sinal produzido por qualquer coisa na cadeia alimentar normal de um tubarão. Consequentemente, os tubarões são afastados da pessoa com a pulseira. Essa causa e efeito é análogo a ter uma luz brilhante brilhando repentinamente em seus olhos em um quarto escuro. Você não se machucaria, mas gostaria de se afastar.

Lançado no mercado em 2015, a empresa já vendeu centenas de milhares de unidades do produto, principalmente nos Estados Unidos e na Austrália, e desde 2016 está disponível também no Brasil, Japão e alguns países da Europa. Segundo a fabricante, o objetivo do produto não é o de ferir os tubarões ou outros animais ao redor.

O sexto sentido dos tubarões

Os tubarões têm a mais forte eletrorrecepção (sensibilidade a campos elétricos) no reino animal. Eles usam esse recurso exclusivo para navegar à noite, em águas escuras e para caçar. Seus eletrorreceptores (Ampola de Lorenzini) e os canais laterais se conectam à água do mar por poros nos focinhos e em outras zonas da cabeça. Quando um peixe nada, ou até move suas brânquias, ele cria uma mudança no campo geomagnético circundante, que os tubarões podem detectar com esses canais eletricamente sensíveis. Como o tubarão está sintonizado para procurar sinais eletromagnéticos muito fracos de suas presas (batimentos cardíacos, movimentos musculares), esse órgão é altamente sensível. Quando encontrado na natureza, o campo da pulseira é exponencialmente maior do que qualquer coisa que o animal tenha experimentado antes e altamente desagradável.


Representação de um artista da Ampola de Lorenzini de um tubarão – usada para detectar os fracos campos elétricos das presas gerados por suas contrações e movimentos musculares.

A capacidade dos tubarões de detectar sinais elétricos fracos em seus arredores pode ser um dos maiores fatores relacionados à sua sobrevivência ao longo dos milênios. Toda criatura, seja um peixe ou um frequentador de praia amigável, gera campos elétricos fracos enquanto está em movimento. Quando os tubarões estão perto de possíveis presas, seu senso elétrico desempenha um papel importante no ataque final. Ativamente, os tubarões caçadores podem ter até 1500 ampolas ao redor do focinho e da cabeça, enquanto outras espécies calmas podem ter apenas algumas centenas.

Tubarões são curiosos

Os tubarões usam esse senso para localizar objetos próximos e isso se torna vital quando eles não podem depender apenas da visão. Na zona de surf, a água é turva e pessoas e tubarões estão compartilhando o mesmo espaço. A maioria das mordidas de tubarão ocorre nessas condições, difíceis de ver. As pessoas não estão no cardápio de tubarões, mas quando seu senso elétrico as alerta para possíveis presas em sua área, é provável que elas investiguem. Lembre-se: os tubarões não possuem mãos, então usam a boca para sentir. É por isso que a maioria das mordidas de tubarões são ataques de “bater e correr”, ou seja, eles mordem e depois saem rapidamente, reconhecendo que alguém não é a sua “comida”. Infelizmente, um caso simples de identidade equivocada pode causar muitos danos.

Então, a pulseira Sharkbanz realmente funciona?

Desde sua descoberta científica, há mais de 10 anos, a teoria dos ímãs permanentes funcionando como dissuasores de tubarões tem sido extensivamente estudada, pesquisada e testada em uma variedade de espécies de tubarões. A Sharkbanz mantém contato e colaboração constantes com os fundadores dessa ciência repelente de tubarões, como o Dr. Eric Stroud e o Dr. Patrick Rice da Shark Defense Technologies, os líderes em tecnologia repelente de tubarões.

Os testes com as pulseira foram feitas em diversas espécies de tubarões. Demonstrações de testes bem-sucedidos já foram realizadas em tubarões-touro, tubarões-martelos, tubarões-pontas-negras, tubarões-limão e tubarões de recife do Caribe. Outras espécies continuam sendo testadas. Assista ao vídeo abaixo e tire as suas conclusões:

O produto custa US$ 84 (dólares) e pode ser comprado, clicando aqui.

Leia mais artigos sobre o tema “Equipamentos de Mergulho”



Publique um comentário

dezoito + um =