Como escolher o melhor cilindro para os seus mergulhos - OceanHub
Como escolher o melhor cilindro de mergulho

Como escolher o melhor cilindro para os seus mergulhos

Ser capaz de respirar debaixo d’água é a função mais importante do equipamento de mergulho. Nossos confiáveis ​​cilindros de mergulho nos permitem fazer exatamente isso. Se você sempre mergulhou em centros de mergulho, talvez nunca tenha tido uma opção de escolha. Agora que você está pronto para comprar o seu próprio cilindro, sabe como encontrar a melhor opção? O OceanHub te ajuda a escolher o melhor cilindro para os seus mergulhos!

Os cilindros de mergulho possuem diversos tamanhos e estilos. Assim como o restante do equipamento, algumas opções são mais adequadas para você e outras não. Neste guia, você aprenderá o que considerar ao escolher o melhor cilindro para os seus mergulhos. Mostraremos o que você deve considerar no momento da compra para que possa encontrar um que se adapte ao seu tamanho, consumo de ar e estilo de mergulho.

O tamanho do cilindro

A capacidade de um cilindro de mergulho é uma consideração importante no momento da sua compra. Não há cilindro de tamanho perfeito para todos os tipos de mergulho e todos os mergulhadores. Garrafas Pony ou de resgate podem variar de 6 a 40 pés cúbicos. Os cilindros usados no CE variam de 45 a 130 pés cúbicos.

O cilindro padrão de alumínio de 80 pés cúbicos é o tamanho mais popular para mergulhadores em todo o mundo. Este cilindro é a melhor escolha para centros e resorts de mergulho porque eles podem ser comprados em grandes quantidades e por melhores preços. Já os cilindros menores, de 63 pés cúbicos, são uma escolha popular para estudantes que estão apenas aprendendo a mergulhar. Esse tamanho também é atraente para mergulhadores adultos menores, crianças ou pessoas que tendem a fazer mergulhos rasos ou curtos.

Se você consome muito ar e deseja aumentar o tempo de fundo, é comum mergulhar com cilindros maiores. Cilindros com 100 pés cúbicos ou mesmo de 117 pés cúbicos são boas opções para isso. Esses cilindros também são populares entre os mergulhadores esportivos de Nitrox, que ficam em grandes profundidades por maiores períodos de tempo.

O material do cilindro

Os cilindros de mergulho são feitos de alumínio ou aço. Cilindros de alumínio possuem flutuabilidade negativa quando cheios e positiva vazios, pois o mergulhador consome o ar durante o mergulho. Ser positivamente dinâmico no final do mergulho pode tornar a parada de segurança um desafio. Um mergulhador precisará usar mais lastro para evitar flutuar na superfície no final do mergulho. Já os cilindros de aço possuem flutuabilidade negativa quando cheios e flutuabilidade negativa ou neutra quando vazios. Um mergulhador usando um cilindro de aço precisará usar menos lastro. Cilindros de aço também tendem a ter uma maior capacidade.


Vídeo: Como é feito um cilindro de mergulho.

 

Os cilindros de alumínio não são tão resistentes quanto os de aço. O alumínio é mais macio que o aço, o que os torna suscetíveis a maiores danos. A desvantagem dos cilindros de aço é que eles são mais pesados e mais vulneráveis ​​à ferrugem na presença de umidade. Além disso, eles são mais sensíveis a técnicas inadequadas de preenchimento. Se adequadamente cuidados, os cilindros de aço tendem a ter uma durabilidade maior que os cilindros de alumínio. Cilindros de aço também são geralmente mais caros que os cilindros de alumínio.

Cilindros de baixa pressão ou de alta pressão?

A pressão em um cilindro de mergulho é medida em PSI (libras por polegada quadrada) ou BAR, no sistema métrico. Esta medida refere-se à quantidade de ar comprimido no cilindro de mergulho. A pressão em um cilindro de mergulho pode variar de 2.400 PSI a 3.500 PSI (165-240 BAR).

Os cilindros de aço de baixa pressão têm uma faixa de pressão entre 2.400 PSI e 2.700 PSI (165-186 BAR). Cilindros de baixa pressão são os mais fáceis de manusear. Esses tipos de cilindros são melhores para mergulhadores técnicos e de nitrox, que usam o método de mistura de pressão parcial para criar a mistura de gás desejada.

Os cilindros de alta pressão são uma nova tendência, pois permitem uma grande capacidade de gás em um tamanho menor. Os cilindros de aço de alta pressão terão uma faixa de pressão entre 3.300 PSI e 3500 PSI (227-240 BAR). Uma desvantagem dos cilindros de mergulho de alta pressão é que eles requerem mais metal para manter a maior quantidade de ar comprimido no interior. Isso significa que um cilindro de alta pressão é tipicamente tão grande quanto um cilindro de baixa pressão normal – e também é mais pesado.

Válvulas dos cilindros

A válvula controla a quantidade de ar que sai do seu cilindro e o conecta ao seu regulador. A válvula ‘K’ é o tipo mais popular de válvula usada em cilindros de mergulho, sendo as mais simples de todas. Esta válvula possui um sistema que utiliza um adaptador de conversão para formar uma válvula DIN. Se a válvula do cilindro for difícil de girar ou estiver solta, ela precisará de um serviço especializado. Também é bom verificar se há vazamentos na conexão do tanque com a válvula. A melhor maneira de fazer isso é submergir o cilindro em água e verificar se há bolhas na área de conexão. Se houver bolhas, significa que há uma rachadura na rosca do cilindro.

Compatibilidade do oxigênio

Algumas empresas fabricam apenas cilindros de mergulho adequados para uso com ar (20,9% de oxigênio). Se você deseja mergulhar com uma porcentagem maior de oxigênio, como uma mistura Nitrox, é necessário comprar um cilindro compatível com porcentagens mais altas de oxigênio. A válvula também precisa ser compatível com oxigênio. Para que um cilindro seja compatível com oxigênio, ele precisa ser limpo e reparado por um profissional treinado.

Gostou deste artigo e aprendeu como escolher o melhor cilindro para os seus mergulhos? Para complementar a leitura, acesse agora a matéria “Quais são os oito melhores cilindros do mercado em 2020?”



Publique um comentário

dezesseis + sete =