Caçadores de tesouros encontram moedas raras em praia da Flórida - OceanHub
Caçadores de tesouros encontram moedas raras em praia da Flórida

Caçadores de tesouros encontram moedas raras em praia da Flórida

As 22 raras moedas do século XVIII foram encontradas por três homens de sorte em uma praia pública da Flórida. Três detectores de metais colheram as recompensas da areia, que haviam sido varridas da “Treasure Coast”, como é conhecida esta área particular da Flórida.

Felizmente para Jonah Martinez, Cole Smith e Jeremy Prouty, as moedas foram encontradas em uma praia pública da Flórida. Caso contrário, se estivessem debaixo d’água, funcionários do governo teriam apreendido o tesouro avaliado entre 5 a 6 mil dólares (pouco mais de 20 mil reais), o que está de acordo com as leis estaduais. Para este trio de caçadores de tesouros, no entanto, o destino estava a favor! Eles conseguiram manter as 22 moedas de prata espanholas que encontraram. As moedas são de um naufrágio espanhol que afundou em 1715, juntamente com outros 10 navios, em um furacão. Os navios estavam transportando mercadorias de Cuba para a Espanha.

Caçadores de tesouros encontram moedas raras em praia da Flórida

“Você nunca sabe o que vai encontrar”, disse Jonah Martinez à CBS News. “Adoramos ser os caras que encontram tesouros que foram perdidos no mar há mais de 300 anos.”

Martinez passou mais de duas décadas percorrendo as costas do sul da Flórida com seu detector de metais. Mas o período de fevereiro de 2020 foi particularmente emocionante e proveitoso. “Nossos detectores de metais estavam pegando alvo após alvo”, explicou Cole Smith na entrevista. Ele observou que todas as 22 moedas são “marteladas” e acrescentou que elas ainda cheiram à água salgada pela qual foram cobertas por séculos. Mas eles não fazem isso pelo dinheiro, insistem os homens. “Esta é a nossa história por aí”, disse Martinez. “Não estamos tentando lucrar. Estamos apenas coletando pedaços de história.”

Martinez explicou também que quando as tempestades atingem a costa, é o momento perfeito para caçar tesouros. Possivelmente porque os ventos levantam camadas de areia daquela praia da Flórida, e é aí que itens valiosos podem ser vistos. “É preciso um elemento como esse da Mãe Natureza para mover a areia para longe, de tal maneira que possamos descer ao material das décadas de 1700 e 1600. Talvez apenas quatro vezes por ano eu possa sair e pegar itens daquela época.”, disse Martinez sobre a recente tempestade.

Essa era foi perigosa para muitos navios que transportavam cargas valiosas de Cuba para a Espanha e outros países europeus. Dos 11 que estavam navegando naquela época e foram pegos no furacão, apenas um escapou do naufrágio, um navio francês chamado Griffon. Mas os caçadores de tesouros amadores e profissionais, ao longo da costa da Flórida, estão enfrentando dificuldades, principalmente de arqueólogos que dizem que os muitos navios ao largo da costa devem ser investigados por cientistas, não por aqueles que procuram antiguidades para vender.

Esses navios foram investigados pela primeira vez há quase 100 anos, quando o governo da Flórida deu permissão a um operador de resgate, Kip Wagner, para mergulhar e explorá-los. Por fim, Wagner e sua equipe retiraram cerca de US$ 6 milhões de dólares em tesouros dos destroços, na forma de moedas e outros artigos de ouro e prata.

Leia mais notícias sobre o mundo do mergulho aqui no OceanHub.

Publique um comentário

vinte + 18 =