Voluntários australianos trabalham no plantio de corais durante a pandemia - OceanHub
Voluntários australianos trabalham no plantio de corais

Voluntários australianos trabalham no plantio de corais durante a pandemia

Enquanto a economia do turismo da Austrália está parada, os barcos turísticos do país ficam vazios nos portos. Agora, algumas dessas empresas estão redirecionando seus navios ociosos – e funcionários – para missões de restauração de corais ao longo da Grande Barreira de Corais.

A equipe de um operador de turismo de mergulho australiano, Passions of Paradise, se ofereceu para dar ao oceano um cuidado e atenção extra, plantando coral na Grande Barreira de Corais depois que a empresa familiar de Cairns parou de realizar passeios por conta da pandemia de coronavírus. O diretor executivo Scott Garden disse ao editor da indústria de viagens Karryon, que a empresa havia doado seu catamarã de última geração Passions III e combustível para levar quatro tripulantes entusiasmados e um cientista a Hastings Reef para o Coral Nurture Program.

“Ajudamos a equipe do Dr. David Suggett, da Universidade de Tecnologia de Sydney, que está realizando pesquisas de resiliência em um de nossos 26 locais”. “Eu tenho trabalhado com o coordenador de sustentabilidade ambiental da Passions of Paradise, Russell Hosp, no local na maioria das semanas, registrando dados para o projeto e estabelecendo um viveiro de corais.” 

A coordenadora do projeto e a aluna de doutorado Lorna Howlett disse que a Passions of Paradise é uma das cinco empresas de recifes de Cairns e Port Douglas (cidades australianas) que participam do projeto, juntamente com a Wavelength, Ocean Freedom, Sailaway e Quicksilver Cruises.

CERCA DE 1000 PEDAÇOS DE CORAL FORAM PLANTADOS

O Coral Nurture Program é uma nova abordagem para a Grande Barreira de Corais (GBR), iniciada por uma parceria entre turismo e ciência. “Nossa abordagem exclusiva não se refere à “restauração de recifes” por si só, mas à administração e adaptação a longo prazo em locais economicamente valiosos, aumentando as ferramentas de gerenciamento disponíveis além das opções existentes para incluir o plantio de corais. Isso não envolve apenas o plantio de corais para aumentar a cobertura de coral vivo nos recifes que sofreram uma queda na cobertura, mas também ajuda a garantir que os locais de recifes com alta cobertura de coral existente, e economicamente valiosos, permaneçam saudáveis.”

“Envolve encontrar fragmentos de oportunidade – fragmentos de coral que se romperam naturalmente – e conectá-los de volta ao recife usando um clipe de coral. Como podemos usar apenas fragmentos de oportunidade encontrados no local, a Passions of Paradise instalou seis quadros no local, que podem ser usados ​​como viveiro para cultivar mais corais. Uma vez que eles encontram um fragmento de coral, eles o anexam ao viveiro para crescer e, à medida que cresce, podem retirar fragmentos dele para o recife, dando a eles uma fonte contínua de novos corais. O projeto de 12 meses termina no próximo mês, no entanto, os operadores podem continuar a operar os viveiros e plantar os corais.”

Leia mais notícias sobre o mundo do mergulho no OceanHub.

Publique um comentário

4 × 4 =