Fissura de Silfra: Um mergulho entre dois continentes - OceanHub
Fissura de Silfra: Um mergulho entre dois continentes

Fissura de Silfra: Um mergulho entre dois continentes

Já imaginou mergulhar entre dois continentes? Mergulhe na fissura de Silfra, uma maravilha da Islândia. Você irá mergulhar através dessa fenda que separa as placas tectônicas da América do Norte e Eurásia.

Sabe qual é o único lugar onde se pode mergulhar entre dois continentes? A fissura de Silfra, na Islândia. Descubra as águas mais cristalinas do mundo em um dos pontos de mergulho mais bem classificados do planeta. Um paraíso do mergulho, com águas que mesclam tons intensos de verde e azul, tão claras que a visibilidade excede 100 metros abaixo da superfície. O cenário lembra o Caribe, mas se trata de um lugar a milhares de quilômetros dali.

Fissura de Silfra: Um mergulho entre dois continentes
Fissura de Silfra: Um mergulho entre dois continentes

Localizada na Islândia, a 45 minutos da capital, Reykjavik, a Lagoa de Silfra é um dos lugares mais frios do mundo para mergulhar. A temperatura da água, de apenas 2°C, não desencoraja os apaixonados pelo mergulho que vão até lá para viver esta experiência. O maior atrativo desta fissura, além do visual maravilhoso, é poder estar em dois lugares ao mesmo tempo: na América do Norte e na Europa. A Meca do mergulho islandês é uma fenda entre duas grandes placas tectônicas e tem uma escassa vida aquática.

Onde fica a Fissura de Silfra?

Silfra fica na região da Dorsal Mesoatlântica, cordilheira abaixo do nível do mar que tem cerca de 15 mil quilômetros de extensão e cruza todo o oceano Atlântico. No hemisfério norte, este conjunto de montanhas separa as placas tectônicas euro-asiática e norte-americana, tornando-se visível na ilha Jan Mayen (Noruega), na Islândia, nos Açores (Portugal) e no arquipélago de São Pedro e São Paulo (Brasil).

Fissura de Silfra: Um mergulho entre dois continentes
Fissura de Silfra: Um mergulho entre dois continentes

Nadar ou mergulhar por lá é um pequeno choque para a pele, mas uma experiência incrível para os olhos.

A surpreendente claridade, e talvez a vontade de desbravar águas subárticas, transformaram Silfra em um lugar popular para o nosso esporte, normalmente associado com lugares tropicais. Em Silfra, os mergulhos são feitos com roupa seca, que impede completamente a entrada de água. Para quem pratica snorkel, a atividade em Silfra dura de 30 a 40 minutos. Mais do que isso, a água gelada passa a machucar o rosto.

Uma desvantagem do mergulho na Fissura de Silfra é a escassa vegetação e os poucos peixes que nadam nas águas transparentes. Mergulhadores que apreciam a abundante vida aquática e a palheta de cores dos corais de outros lugares às vezes reclamam dessa lacuna de Silfra. O local é o único do país que recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Uma ligação íntima com os Vikings

Thingvellir tem também importância histórica para os islandeses. Clãs de vikings escolheram o vale para celebrar suas assembleias anuais a partir do ano 930, formando o primeiro parlamento do mundo. Era nele onde se discutiam as leis locais e se julgava quem não as respeitava. Homens condenados à morte eram decapitados enquanto mulheres acusada de imoralidade ou bruxaria eram afogadas nos lagos próximos, conhecidos como “piscinas de afogamento”.

Nessa época, as águas do lugar também tinham uma função bem menos atrativa que o mergulho atual: eram usadas como banheiro pelos vikings. O vale é parte de uma rota quase obrigatória pelo “Círculo Dourado” de maravilhas naturais do país, que inclui ainda a cachoeira de Gullfoss e o campo termal de Geysir.

Hoje, os mergulhadores desafiam os cerca de dois graus Celsius da água para, em uma imersão de 30 a 45 minutos, explorar os segredos deste labirinto subaquático. Seus túneis e cavernas são iluminados pelas cores da luz exterior, que se reflete nas rochas vulcânicas e chega a uma profundidade de 63 metros. Com certeza, é uma experiência incrível e um dos melhores pontos de mergulho do nosso planeta! E então, vai encarar o desafio?

Leia mais artigos sobre o tema “Viagens e Turismo”

Publique um comentário

dezesseis − 7 =