Você conhece o Dive Alert Plus? - Leia agora no OceanHub
Você conhece o Dive Alert Plus?

Você conhece o Dive Alert Plus?

O que você faria em uma emergência de mergulho se precisasse chamar a atenção de outra pessoa, acima ou abaixo da superfície da água? Você conhece o Dive Alert Plus?

Tradicionalmente, os mergulhadores sempre confiam em seus apitos como único dispositivo de sinalização sonora de superfície, mas se um mergulhador estiver com problemas e não puder apitar (por qualquer motivo), o apito não adiantará nada. Igualmente frustrante, se um mergulhador precisar atrair a atenção de alguém que está muito longe para ouvir o apito, o apito também não ajudará em nada. O que você faria se quisesse a atenção do seu amigo de mergulho, por qualquer motivo, e ele estivesse simplesmente distraído e não prestando atenção em você naquele exato momento? Tradicionalmente, você seria forçado a nadar até ele até conseguir a atenção, não é mesmo?

Por outro lado, o Dive Alert Plus permite que mergulhadores gerem uma forte “explosão de som” na superfície, que pode ser ouvida a 2 kms de distância. Ou, se preferir, o Dive Alert Plus pode ser usado para sinalizar um amigo de mergulho debaixo d’água! Você pode usar os dois modos do dispositivo.

Você conhece o Dive Alert Plus?

O Dive Alert é uma “buzina” de ar leve, pequena e especialmente projetada para ser acoplada na sua mangueira de conexão da traqueia do colete equilibrador. A instalação é fácil e leva apenas um segundo. O dispositivo usa uma pequena quantidade de ar do seu cilindro de mergulho para emitir um som realmente estridente.

Importante: não aponte o Dive Alert para ninguém, pois isso pode causar danos à audição. Somente use o dispositivo se estiver em uma situação de emergência, pois o som é muito alto, podendo ser ouvido a 2 km de distância. Em condições em que a visibilidade é limitada, ou na impossibilidade de usar o apito, um Dive Alert pode salvar vidas.

Nenhuma modificação é necessária

O Dive Alert não requer nenhuma modificação no seu equipamento e não interfere de forma alguma no funcionamento normal da sua traqueia. O dispositivo vem em três modelos diferentes para acomodar diferentes conectores: dB1, dB2 e dB3. Para usar, basta pressionar o botão vermelho para criar um som extremamente alto.

Como funciona o dispositivo

O Dive Alert usa uma peça de latão cromado para se conectar ao seu inflador de potência. O botão ativador engata uma haste da válvula do atuador de latão cromado, fazendo com que uma pequena quantidade de ar seja transportada por um diafragma de aço inoxidável, emitindo um som alto que penetra no corpo termoplástico moldado por injeção.

Após cada uso, o Dive Alert deve ser embebido em água fresca e morna. Isto é especialmente importante após o uso em piscinas com cloro ou em águas com substâncias corrosivas. Além disso, é altamente recomendável que você sopre a água do Dive Alert antes de armazená-lo. Isso pode ser feito pressurizando e pressionando o botão (recomendamos que você coloque a mão sobre a buzina da superfície para abafar o alto ruído).

O produto tem garantia?

A Ideations design, Inc., empresa responsável pela fabricação do Dive Alert, garante que o Dive Alert Plus esteja livre de defeitos de materiais e de fabricação por 1 (um) ano a partir da data da compra de um revendedor autorizado. Se algum defeito funcional aparecer dentro do período de garantia de um ano, a unidade será reparada ou substituída. Confira os componentes do dispositivo (em inglês):

Leia agora outras matérias com o tema “Equipamentos de Mergulho”

Publique um comentário

8 − oito =