A profissão de instrutor de mergulho atrai a atenção de muita gente! - OceanHub
A profissão de instrutor de mergulho atrai a atenção de muita gente!

A profissão de instrutor de mergulho atrai a atenção de muita gente!

Convenhamos que ganhar para mergulhar e trabalhar na praia é o sonho de muitas pessoas que hoje trabalham cercados por quatro paredes. Com o avanço da tecnologia, o stress virou a doença do século. Quer mudar isso?! Conheça a profissão de instrutor de mergulho, que atrai a atenção de muita gente!

Carregamos um computador na mão e somos bombardeados diariamente com milhões de mensagens, e-mails, vídeos e notícias. No trabalho, temos menos funcionários que executam cada vez mais atividades. São relatórios, metas, reuniões e projetos intermináveis.

Não há mais divisão entre vida pessoal e vida profissional. Você certamente leva trabalho para casa e usa o tempo que era para ser livre para colocar as coisas em dia ou até para responder seus clientes.

A profissão de instrutor de mergulho atrai a atenção de muita gente!

Provavelmente você deve estar achando que o que acabei de escrever se encaixa perfeitamente no seu caso. Eu sei, infelizmente essa é a realidade da maioria das pessoas. Será que a felicidade está em trabalhar trancado num escritório por 12 horas? Será que esse é o meu propósito na Terra? E se pudesse escolher uma profissão que lhe permitisse viver experiências inesquecíveis, conhecer pessoas incríveis e viajar pelo mundo?

Ficou interessado? Então esse post é para você! Conheça mais sobre a profissão de Instrutor de Mergulho!

Formação de um Instrutor de Mergulho

Diferente do que muitos imaginam, para se tornar um Instrutor de Mergulho você precisará passar por alguns cursos.

Primeiro você precisa se tornar um mergulhador certificado e depois precisa aprender outras técnicas e habilidades específicas em outros cursos de mergulho.

Para se tornar um Instrutor de Mergulho PADI você passará por no mínimo 7 níveis de instrução:

1. Curso Básico de Mergulho (Open Water Diver);
2. Curso Avançado de Mergulho (Advanced Open Water Diver);
3. Curso de RCP e Primeiros Socorros (EFR);
4. Curso Mergulhador de Resgate (Rescue Diver);
5. Curso de Divemaster;
6. Curso de Instrutor RCP e Primeiros Socorros (EFRi);
7. Programa de Desenvolvimento de Instrutor (IDC PADI).

É preciso deixar claro, que este é o caminho mínimo. Existem diversos cursos de especialização, como Máxima Performance em Flutuabilidade e Nitrox, que fazem toda a diferença na carreira de um profissional de mergulho.

Muita gente tem dúvida, mas é possível sim trocar de certificadora de mergulho no meio da formação para instrutor.

Mas o que são certificadoras de mergulho?

A certificadora de mergulho é a instituição responsável por reconhecer e garantir a validade dos cursos de mergulho. E para nivelar as certificadoras e estabelecer os padrões mínimos de treinamento foi criado em 1999 o World Recreational Scuba Training Council (WRSTC). Desta forma, é possível fazer o curso básico de mergulho por uma certificadora e depois seguir para o curso avançado da PADI.

Você deve estar se perguntando a duração deste formação, mas isso é muito relativo e depende do tipo de treinamento que está fazendo. Você pode fazer curso a curso e encaixar as aulas e mergulhos nos seus finais de semana livres ou viver um treinamento intensivo, onde em cerca 6 meses você vai do zero ao instrutor de mergulho.

Responsabilidades da profissão de Instrutor de Mergulho

O Instrutor de Mergulho é responsável por ministrar cursos de mergulho. Ele não deve ser confundido com o Divemaster ou o Mergulhador Profissional.

A profissão de instrutor de mergulho atrai a atenção de muita gente!

O Divemaster é o primeiro nível profissional e é uma espécie de supervisor de mergulho. Ou seja, o Divemaster organiza operações de mergulho, guia mergulhadores certificados e até dá suporte aos Instrutores de Mergulho, mas não pode ensinar uma pessoa a mergulhar. Já o Mergulhador Profissional tem uma formação completamente diferente e não trabalha no mergulho recreativo, como o Divemaster e o Instrutor de Mergulho.

O Mergulhador Profissional, ou também conhecido como Mergulhador Comercial, realiza na maioria das vezes obras e serviços manutenções subaquáticas. Como mergulhador profissional também é possível trabalhar em plataforma, fazendo mergulhos descompressivos ou saturados. Desta forma, antes de escolher trabalhar com mergulho é importante saber a diferença dessas carreiras, para não perder tempo e dinheiro em uma formação errada. Como Instrutor de Mergulho você pode trabalhar de maneira independente, vendendo seus cursos e formando seus próprios alunos, ou em um Dive Center.

A profissão de instrutor de mergulho atrai a atenção de muita gente!

A profissão de Instrutor de Mergulho não é só glamour, ela também envolvem outras responsabilidades como:

  • Recarregar cilindros;
  • Separar e lavar equipamentos;
  • Preparar a embarcação;
  • Ajudar o piloto da embarcação em manobras e manutenções;
  • Fazer manutenção nos equipamentos de mergulho;
  • E até atender os clientes na loja.

Além disso, o Instrutor de Mergulho também vai executar as responsabilidade do Divemaster, como guiar mergulhadores certificados. Mesmo com tantas responsabilidades, o profissional de mergulho trabalha num clima mais leve e divertido. Tenha certeza: ninguém vem mergulhar ou fazer um curso obrigado, não é?!

O dia a dia de um Instrutor de Mergulho

A rotina de um Instrutor de Mergulho vai depender se ele trabalhar part-time, ou seja, como um freelancer em algum Dive Center, ou full-time, fazendo parte do quadro fixo de funcionários do Dive Center. Como freelancer, você faz o seu próprio horário. Existem muitos médicos, advogados e funcionários públicos que transformam seu hobby em profissão. Você usa a profissão de instrutor de mergulho como uma segunda carreira e trabalha nos finais de semana, feriados e até de noite.

Sendo um funcionário de uma escola de mergulho você deverá cumprir um horário, mas a rotina vai depender se você trabalha em uma cidade de praia, onde as operações de mergulho são quase diárias, ou em uma cidade de interior, onde existem as viagens de mergulho para realização da parte prática dos cursos.

Nos Dive Center do litoral, o dia começa cedo! As 6 horas da manhã você já está preparando a embarcação e as 8 irá receber os clientes. Depois disso é a hora de curtir a linda paisagem da navegação e agradecer pelo seu escritório.

Mergulhador no mar
A profissão de instrutor de mergulho atrai a atenção de muita gente!

O tamanho das operações e o número de mergulhos realizados por dia varia de localidade. Mas o certo é que ao retornar para terra você irá ajudar a descarregar a embarcação, lavar os equipamentos, recarregar os cilindros e separar o equipamento para a próxima operação. Seus dias também podem incluir aulas teóricas e aulas de piscina.

Baixe grátis um infográfico para ver o detalhe da rotina de um instrutor de mergulho.

Já nos Dive Center do interior, durante a semana você estará mais presente na loja ajudando a atender os clientes e a organizar as operações de check-outs, viagens de finais de semana para realização dos mergulhos. Quer saber se você tem o perfil para ser um Instrutor de Mergulho? Preencha o quiz e descubra.

A profissão de instrutor de mergulho atrai a atenção de muita gente! Gostou de saber mais da profissão de Instrutor de Mergulho? Se você ainda ficou com alguma dúvida deixe o seu comentário aqui! Vou adorar te responder.

 

Fernanda Paiva

Quem é a autora deste artigo?

Fernanda Paiva é Course Director PADI e sócia fundadora da Let’s Dive. Nascida em Resende-RJ, aos 18 entrou para a faculdade de administração de empresas na Universidade Federal de Juiz de Fora. Em 2011 fez seu primeiro curso de mergulho e se apaixonou pela atividade, quando decidiu largar sua carreira na área de logística em uma grande empresa em São paulo para trabalhar exclusivamente com mergulho. De lá pra cá se especializou na formação de profissionais de mergulho.

Leia todos os artigos desta colunista.



4 comentários

  • Uchôa
    26/04/2020

    Você deveria falar sobre as NBRs 24801/24802 e 24803 que são o padrões que todas as certificadoras seguem.

  • Diego
    26/04/2020

    Desde a primeira vez que mergulhei, já tive vontade de mergulhar mais vezes…passado alguns anos, fiz a certificação….acho que seria um grande sonho trabalhar com mergulho, independente se fosse em cidade litorânea ou interior…não me falta vontade, oq falta é dinheiro…rs….pois são muitos mergulhos que você tem que fazer para ficar apto a fazer o próximo mergulho…dificulta muito…vc saberia por cima levando em consideração que cada saída de mergulho custe em torno de 500,00, quanto gastaria pra chegar até o nível de instrutor de mergulho? Abraços

  • Elton feital ferreira
    26/04/2020

    Sou apaixonado pelo mar, sou mergulhador do Corpo de bombeiros, parabéns pela matéria.

  • Elton feital ferreira
    26/04/2020

    Sou apaixonado pelo mar,

Publique um comentário

5 × 1 =