Dicas para proteger a pele e os cabelos durante os mergulhos - OceanHub
Dicas para proteger a sua pele e os seus cabelos nos mergulhos

Dicas para proteger a pele e os cabelos durante os mergulhos

Poucas experiências e esportes se comparam ao mergulho. É muito divertido colocar uma roupa de mergulho, uma máscara, nadadeiras e mergulhar nas profundezas do mar. Embora o mergulho seja uma aventura emocionante para a mente e o corpo, o sal e o sol podem ser prejudiciais aos seus cabelos e a sua pele. A água salgada e a exposição ao sol podem deixar seu cabelo embaraçado e desidratado e a sua pele opaca e seca. Mas não se preocupe! Com alguns cuidados, você consegue proteger o seu cabelo e a sua pele durante e depois de um mergulho.

Felizmente, é possível proteger a sua pele com alguns truques simples para o cabelo, mantendo-o com a melhor aparência possível antes, durante e depois de cada mergulho.

Proteja a sua pele e o seu cabelo antes de mergulhar

Embora você passe a maior parte do tempo debaixo d’água, ainda precisa proteger sua pele. Antes de cada mergulho, aplique protetor de fator 30, ou superior, em todas as áreas da pele exposta, incluindo rosto, pescoço e mãos. O ideal é aplicá-lo cerca de 30 minutos antes de entrar no barco. Uma ótima dica também é usar um chapéu ou boné, para proteger melhor o seu rosto. Se você não planeja vestir o traje até chegar ao local de mergulho, use o protetor solar também nos braços, pernas, costas e pés e se cubra para proteger a sua pele dos raios UV.

Para proteger os cabelos, enxágue em água fresca antes de mergulhar, pois isso evitará que ele absorva muito sal (essa dica é importantíssima). Para protegê-los ainda mais, passe um pouco de óleo de coco no cabelo (antes do mergulho) e faça uma trança ou rabo de cavalo. Você também pode usar um capuz ou colocar um protetor de neoprene para a tira da máscara, para evitar que ela puxe o cabelo. É maravilhoso e vai mudar a sua vida, acredite!

O tempo voa quando você está na água, mas mesmo os mergulhadores mais experientes precisam fazer pausas. Se você precisar trocar o cilindro de oxigênio ou ajustar a roupa de mergulho, passará pelo menos alguns minutos no barco antes de voltar para a água. Isso torna o momento perfeito para cuidar dos cabelos e da pele.

Aqui está uma lista de coisas para fazer entre os mergulhos:

  • Enxague a pele com água fresca para evitar que o sal seque na pele;
  • Reaplique o protetor solar em todas as áreas da pele exposta;
  • Aplique batom com protetor solar nos lábios rachados, se necessário;
  • Beba uma garrafa de água (mesmo que não sinta sede). A hidratação é importantíssima!

Embora possa ser tentador apressar-se nesta lista de verificação e voltar para a água, é importante dar tempo ao seu corpo para descansar. Passe alguns minutos relaxando na sombra, enquanto prepara seu equipamento, para dar uma pausa na pele e tempo para o protetor solar.

Depois de cuidar do seu equipamento, é hora de cuidar de si mesmo. Dê à sua pele e aos cabelos um rápido enxague com água doce quando voltar ao barco e aplique protetor solar e protetor labial. Quando você voltar para casa, pode tomar um bom banho e cuidar melhor da pele. Um shampoo clareador ou uma boa esfoliação no couro cabeludo cuidará do óleo de coco no cabelo e a loção no banho dará à sua pele um impulso de hidratação. Fora do chuveiro, aplique aloe-vera (babosa) e use seus produtos hidratantes e antienvelhecimento para a pele. Se sua pele estiver particularmente seca, tente uma máscara hidratante.

Sal e sol é uma mistura prejudicial a sua pele e cabelos, mas fazem parte do mergulho. Com essas dicas simples, você pode impedir que os efeitos da água salgada e os danos do sol arruínem seu cabelo, sua pele e sua diversão de mergulho. Gostou das dicas? Deixe uma mensagem nos comentários!

Leia mais sobre o tema “Mergulho e Saúde”

 

Priscila Soares

Quem é a autora deste artigo?

Priscila Soares é mergulhadora básica desde 2011 e apaixonada pelo mar.

Leia todos os artigos deste colunista.



Publique um comentário

4 + dez =