Um mergulho na Amazônia Brasileira - OceanHub
Um mergulho na Amazônia Brasileira

Um mergulho na Amazônia Brasileira

Um roteiro diferente para quem procura “uma viagem com propósito” e o contato com a natureza ainda intocável do nosso planeta terra. Um mergulho na Amazônia Brasileira

O turismo na Amazônia vem ganhando força no Brasil e proporcionar isso para as pessoas é muito gratificante. Em cada viagem que faço com a Amazônia Exxperience, sei que ajudei novas pessoas a encontrar o seu propósito naquele “lugarzinho sagrado do nosso Brasil”. É uma viagem de cura emocional e todos deveriam conhecer a Amazônia.

As expedições que a Amazônia Exxperience organiza são imersões para um encontro com o destino. São viagens com significância e com propósito. Não é viajar para qualquer lugar, é viajar para a Amazônia Brasileira. O único lugar no planeta com a maior biodiversidade em espécies animais, maior bacia hidrográfica e maior banco de dados de genes de espécies no globo terrestre.

“Respire fundo, você está na Amazônia”

Essa é uma frase que utilizamos quando as pessoas chegam à Amazônia e se deparam com imensas árvores e com aquela imensidão de águas doces do arquipélago de Anavilhanas, que só estando lá para sentir a energia daquele lugar.

Um mergulho na Amazônia Brasileira

Nesses últimos quatro anos, levamos diversos grupos para conhecer a Amazônia Brasileira – falo isso por que a Amazônia se estende entre a Colômbia, Peru e outros países da América do sul. Com seus 5.500.000 km² de extensão, é considerada a maior floresta tropical do Planeta Terra.

O turismo na Amazônia é incrível para quem gosta de vida “selvagem”. Você terá a oportunidade de entrar nas florestas com guias especializados em vida selvagem e sobrevivência na selva. Poderá ir a uma tribo indígena para ser batizado no culto ritualístico “Dessana”, que é a tribo indígena local que permite aos turistas a interação com o seu povo e seus costumes religiosos,  permite participar de danças, experimentar rapé e ayahuasca e comer formigas. Realmente é uma vivência junto aos indígenas. Você também pode optar por fazer uma pintura corporal com ervas sagradas e tintas naturais. As mulheres fazem pinturas com desenhos tribais fortalecendo “o espírito que ali vive”.

Um mergulho na Amazônia Brasileira

A viagem começa com o transfer do Aeroporto Internacional de Manaus para o Hotel Amazônia Exxperience. É aí que começa uma aventura de duas horas até chegar ao hotel de selva no meio da floresta, com um cenário igual aos dos filmes do Indiana Jones ou Anaconda, que para quem não sabe, foi gravado em um hotel na Amazônia que hoje não existe mais: o famoso hotel de selva “Ariaú Tower Hotel”, que foi símbolo do turismo nos anos de 90, atraindo grandes celebridades para a Amazônia como Jimmy Carter, o oceanógrafo francês Jacques Cousteau, o bilionário Bill Gates, os atores Jon Voight, Jennifer Lopez, Kevin Costner e muitas outras celebridades.

Um mergulho na Amazônia Brasileira

Para quem gosta de atividades, a Amazônia é o local ideal pois você acaba fazendo até três atividades por dia, que duram o dia todo. Uma das atividades mais procuradas pelos turistas é a visita a maior árvore da Amazônia, chamada de samaúma ou árvore mãe, que é uma árvore sagrada pelos nativos por apresentar uma conexão entre a floresta e os seus habitantes. Imaginar aquele filme do “Avatar” onde a árvore mãe apresenta uma conexão para os nativos é igual estar na Amazônia, porém em uma vivência real. Realmente parece outro mundo! Aquilo que olhamos apenas em revistas e documentários do Discovery Channel, começa a se tornar realidade e a expedição começa com aquela energia incrível de um sonho realizado: poder conhecer enfim a “Amazônia”.

O mergulho no Rio Amazonas

O mergulho é uma das grandes atividades que temos o prazer de difundir (e merece ser divulgado). Ter a oportunidade de mergulhar nas águas do Rio Amazonas é uma oportunidade única. Muitos estudiosos, como Jacques Cousteau por exemplo, mergulharam nas águas daquele imenso rio para viver grandes encontros e entender a importância da preservação ambiental e o que realmente acontece com o nosso Planeta Terra.

Fique tranquilo, pois você não será engolido por um jacaré ou mordido por uma anaconda. Existe muita lenda por trás disso. O rio tem os seus mistérios e merece um mergulho com cilindro, para que você possa ver tudo isso bem de perto e viver a sua própria experiência. Com certeza você vai querer voltar! Faça uma viagem com a Amazônia Exxperience para realizar esse sonho de mergulhar no rio amazonas. As suas águas com 28 graus, o fundo do rio com areias brancas e sua água avermelhada, devido à decomposição das folhas, formam um cenário ideal, digna de expedições de documentários da National Geographic. Quando imergimos, nos deparamos com folhas e galhos que fazem parte da vegetação da Amazônia. Em época de rio alto, essa vegetação fica submersa, formando grandes abrigos para peixes, e se decompõe, formando a água avermelhada presente no “rio negro”. Outra curiosidade, é que os hotéis que ficam no Rio Negro não tem mosquitos, devido à presença de um ácido na decomposição das folhas.

Um mergulho na Amazônia Brasileira

O encontro mais incrível é com os Botoscor-de-rosa, espécie única no planeta que só é encontrada na Amazônia. Um espécie diferente, com uma tonalidade rosada e um corpo diferente dos golfinhos, pois se adaptaram para estar naquele rio em sua evolução. Jacques Cousteau esteve na Amazônia para estudar exclusivamente essa espécie, onde realizou um mergulho no Rio Negro e classificou a espécie como “inia geoffrensis” (nome científico). O nome “Boto-cor-de-rosa” foi dado pelos nativos e ribeirinhos locais. São animais incríveis e muito curiosos, que adoram a interação humana. São muito sociáveis, diferentes de outros “golfinhos” que existem também no Rio Amazonas, que são selvagens e não tem nenhuma proximidade com o contato humano. Acredita-se que os botos do Rio Amazonas tenham vindo dos mares e ali se adaptado perfeitamente.

A mensagem que eu gosto de passar para todos os turistas que embarcam na expedição de viagem para Amazônia é que “A Amazônia é um dos poucos lugares no mundo que os golfinhos estão livres”. Eles não estão presos em um cativeiro ou “Dolphinarios”, como existem em outros lugares do mundo como Cancún, Cozumel entre outros, que são focados nesse tipo de turismo com golfinhos. Na Amazônia os “golfinhos e botos” são livres para interagir com os humanos (se quiserem). Eles vivem livres no rio. Tem dias que você pode a sorte de ter mais de 10 indivíduos para interagir com você e tem dias que pode ter apenas três.

“A interação depende apenas da vontade dos animais”

Embarcar na nossa viagem para a Amazônia, é uma aventura que começa desde quando estamos arrumando as malas até o embarque para o aeroporto, com aquela ansiedade e frio na barriga. E fica sempre aquela pergunta que nos fazemos em viagens: “como será a energia daquele lugar?”. Se você busca uma viagem com propósito emocional e de vivência, com certeza a Amazônia Exxperience oferece todas as atividades para você realizar o sonho de conhecer esse paraíso, que está dentro do nosso Brasil.

Um mergulho na Amazônia Brasileira

As melhores épocas para conhecer a Amazônia Brasileira é nos meses de julho, em que o rio está na cheia, e em setembro, que o rio está começando a baixar. No mês de dezembro, acontece no hotel um famoso evento de coaching, de ressignificação e encontro com o destino, onde envolve muita meditação e ioga.

Essas são as minhas dicas para quem quer ir conhecer a Amazônia. Coloque no seu calendário de “trips e viagens dos sonhos” e se jogue para dentro da floresta amazônica.

Leia mais artigos sobre o tema “Viagens e Turismo”

 

Thales Barizon

Quem é o autor deste artigo?

Thales Barizon tem 27 anos, é empresário, empreendedor, publicitário, instrutor de mergulho e CEO do Grupo T7M.

Leia todos os artigos deste colunista.



1 comentário

  • Emir
    20/05/2020

    Show, um dia pretendo ir vivenciar essa experiência também. Só de ler o artigo já adquiri um monte de conhecimento, imagina estando lá presencialmente, olhando, sentindo e vivendo essa nossa marvilha….

Publique um comentário

9 − 6 =