Diferenças entre Mergulho Recreativo e Mergulho Técnico - OceanHub
Diferenças entre Mergulho Recreativo e Mergulho Técnico

Diferenças entre Mergulho Recreativo e Mergulho Técnico

O objetivo deste artigo é elucidar algumas diferenças entre mergulho recreativo e técnico. Muitos mergulhadores tem dúvidas frequentes sobre essas diferenças e a ideia é justamente esclarecer algumas dessas dúvidas. Confira as diferenças entre Mergulho Recreativo e Mergulho Técnico neste artigo de Maurício Dias.

Mas, afinal, o que é mergulho recreativo e mergulho técnico? Há inúmeras definições para cada uma dessas modalidades de mergulho, então vamos nos ater às características principais de cada uma. Porém, essas características incluem diversos tópicos. Desse modo, seria mais adequado abordar as diferenças por tópicos.

Atividade

A atividade principal do mergulho recreativo, como o próprio nome diz é a recreação, o lazer e a diversão. Mergulhadores recreativos encontram na atividade, um excelente entretenimento, que vão desde uma socialização até um estilo de vida. Contemplar as belezas submersas, compartilhar esses momentos com outros mergulhadores, conhecer novos pontos, viajar, fotografar, filmar e aprender a preservar a vida subaquática são atividades bastante comuns entre os mergulhadores recreativos.

Diferenças entre Mergulho Recreativo e Mergulho Técnico

No mergulho técnico isso tudo também acontece, porém com um outro enfoque. O mergulho técnico se desdobra em atividades de mergulho mais complexas e com objetivos mais específicos, geralmente em profundidades e ambientes que exigem protocolos mais rígidos, técnicas mais elaboradas, longas descompressões e protocolos de segurança mais exigentes, tendo em vista que a atividade oferece um risco um pouco maior. Para mitigar esses riscos, há a necessidade de adotar protocolos mais rígidos e técnicas mais complexas a fim de oferecer segurança aos mergulhadores que se aventuram no mergulho técnico.

Certificadoras

A maioria das agências certificadoras possuem programas específicos para mergulho recreativo e mergulho técnico, porém algumas agências só trabalham com uma ou outra modalidade.

Por serem atividades distintas, apesar de parecidas, muitos praticantes tendem a se confundir o que é uma certificação de mergulho recreativo e o que é uma certificação de mergulho técnico.

A melhor dica é procurar um instrutor ou um centro de mergulho de sua preferência para ver quais as opções disponíveis para cada uma das modalidades e qual o melhor caminho a seguir em cada uma delas.

Programas de Treinamento

As certificadoras oferecem diversos programas de treinamento em cada uma das modalidades. Normalmente, no mergulho recreativo, há as experiências de mergulho no modelo Discovery que são programas para não mergulhadores experimentarem o mergulho. Depois, vem os cursos Open Water, que são a porta de entrada num treinamento que capacita o mergulhador a praticar o mergulho de forma independente de um profissional, e depois os cursos de educação continuada, que envolvem programas de mergulho avançado, mergulho de especialidades, cursos de primeiros socorros, curso de mergulhador de resgate e certificações de excelência aos mais experientes. Há um consenso entre as certificadoras sobre alguns limites, entre eles a profundidade e o limite do mergulho recreativo, que é de aproximadamente 40 metros – e não é permitido violar o limite não descompresssivo.

No mergulho técnico, também há diversas certificações que geralmente começam em mergulhos descompressivos, a partir de 40 metros de profundidade, e vão avançando de acordo com profundidades maiores e níveis de complexidade. Também há outros cursos, para ambientes Overhead, que seriam ambientes com teto como cavernas e naufrágios, bem como mergulho com equipamentos de circuito fechado ou semi fechado, chamados de Rebreathers. Em outro artigo, falaremos mais sobre esses equipamentos.

Ambiente

No mergulho recreativo, os ambientes mais procurados são os de águas limpas, com grande biodiversidade e mais atrativos para a diversão.

No mergulho técnico, não há restrição de ambientes. Mergulhadores técnicos mergulham em locais com água limpa ou turva, com ou sem vida , raso ou fundo, com ou sem teto virtual ou físico, pois é comum haver outros objetivos que vão além da simples contemplação e extensão dos limites de tempo e profundidade do mergulho recreativo.

Equipamentos

O mergulho recreativo adotou o equipamento SCUBA com o uso de cilindros simples como o equipamento padrão. Outros acessórios além do convencional, estão na lista de equipamentos de um mergulhador recreativo completo. Entre eles: câmeras, carretilhas, marcadores de superfície, bússolas, computadores, lanternas e etc.

O mergulho técnico utiliza equipamentos mais robustos, como conexões DIN mandatórias por serem mais confiáveis, reguladores de alta performance ou dedicados para oxigênio, nadadeiras mais robustas, roupas semi ou secas, computadores multigás, lanternas de alta duração, deco markers, pranchetas e wet notes para anotações e planejamento, DPVs , cilindros múltiplos de alta capacidade com diferentes misturas gasosas para garantir maior autonomia e Rebreathers. Isso tudo pode implicar em custos um pouco maiores.

Quem pode praticar

O mergulhador recreativo tem um perfil mais descontraído. Não precisa ter nenhuma experiência na área para entrar num programa de treinamento nível Open Water, e os níveis seguintes podem ser alcançados de forma descontraída. Fazem mergulhos não descompressivos, onde a qualquer momento se pode ascender para a superfície e sair da água.

Os mergulhadores técnicos obrigatoriamente tem que ser mergulhadores recreativos, pois um dos pré requisitos para avançar no mergulho técnico é que o praticante seja um mergulhador recreativo bastante experimentado e com maior experiência. O perfil do mergulhador técnico é mais específico, e por essa característica, o número de praticantes é bem menor que o número de mergulhadores recreativos. Atuam em ambientes mais hostis como cavernas e naufrágios e fazem descompressões longas, que requerem uma série de técnicas específicas.

Nível Profissional

Para se tornar um profissional da área recreativa (Divemaster ou Instrutor) procure um instrutor ou um centro de mergulho de sua preferência e se informe sobre os programas de carreira. O pré requisito é ter vasta experiência nos programas de treinamento nível recreacional.

Assim como no nível de mergulhador, os profissionais da área de mergulho técnico normalmente são divemasters e instrutores recreativos, que é o caminho mais natural. Porém, a exigência também é ser extremante experiente no nível que pretende lecionar e passar por exigentes programas de treinamento.

Algumas agências certificadoras permitem que o praticante se auto declare instrutor de mergulho de determinadas especialidades apenas demonstrando um pequeno numero de mergulhos na especialidade. As agências mais exigentes, requerem que o candidato obrigatoriamente seja treinado por um Instructor Trainer e se submeta a acompanhar diversos treinamentos com outro instrutor ou Instructor Trainer, antes de lecionar no nível pretendido. Não há dúvidas que o segundo método garante qualidade maior ao profissional, tendo em vista que muitos acreditam que saber mergulhar, é saber ensinar e nem sempre isso acontece.

Espero ter elucidado algumas diferenças. Vai de cada um se encontrar no segmento que melhor lhe atende. O importante é estar na água e mergulhar. Águas azuis para todos!

Leia mais artigos sobre o tema “Mergulho Técnico”

 

Alberto Maia

Quem é o autor deste artigo?

Maurício Dias é mergulhador desde 1994 e é Instructor Trainer TDI, Course Director SDI, IDC Staff PADI, e Instrutor IANTD.

Leia todos os artigos deste colunista.



1 comentário

  • Leonardo Mendes
    21/04/2020

    Excelente, Maurício . Conciso e claro ao abordar as diferenças entre as duas modalidades de mergulho.

Publique um comentário

18 − cinco =