Como escolher a roupa de mergulho mais adequada para você?
Qual roupa de mergulho eu devo comprar?

Como escolher a roupa de mergulho mais adequada para você?

Uma roupa adequada para o seu perfil é essencial para um ótimo mergulho: protege você contra riscos externos e do frio, em um ambiente em que seu corpo esfria 25 vezes mais rápido que no ar. O OceanHub te ajuda a escolher a roupa de mergulho mais adequada para você neste artigo!

Uma roupa de mergulho costuma ser uma das primeiras coisas que você compra, para o seu conforto e higiene. Mas isso levanta muitas questões: quais são os diferentes tipos de roupas? Qual roupa escolher de acordo com a temperatura da água? O OceanHub traz para você este guia simples, prático e definitivo.

Escolha a roupa de mergulho mais adequada para o seu tipo de mergulho

Quando submerso, seu corpo perde calor 25 vezes mais rápido que no ar. A água fica cada vez mais fria de acordo com a profundidade e para compensar, os mergulhadores precisam de uma roupa para mantê-los aquecidos, mesmo molhados. As roupas de mergulho fornecem proteção contra objetos pontiagudos (ou animais venenosos, por exemplo) e isolamento térmico. Elas permitem que uma pequena quantidade de água entre dentro da roupa, seja aquecida e circule usando o calor do seu próprio corpo. Essa camada de água manterá você aquecido durante todo o seu mergulho. Mesmo em águas quentes, você pode querer uma roupa de mergulho, embora possam optar por um corte diferente do traje de corpo inteiro ou uma roupa com menor espessura. Conheça os tipos de trajes para escolher a roupa de mergulho mais adequada para você!

Tipos de roupas de mergulho

As roupas de mergulho possuem uma variedade imensa de tipos, cortes e espessuras. A sua escolha deve basear-se  principalmente  na temperatura da água onde você costuma mergulhar com frequência. As águas mais quentes não exigirão necessariamente tanta cobertura, sendo adequado uma roupa de mergulho de estilo curto (shorty). Já a água fria exigirá cobertura de corpo inteiro, para maximizar seu conforto e a duração do tempo debaixo d’água. A maioria das roupas usam neoprene, um material de borracha-polímero sintético de espessura variável. O neoprene fornece isolamento e resistência ideais para condições de água fria. Embora todos as roupas de mergulho compartilhem certos recursos, existem vários estilos diferentes. Vamos conhecer cada um destes estilos?

Neoprene ou “molhadas”

Estas são as roupas de mergulho mais comuns! Este tipo de roupa é feita de neoprene, um polímero de borracha cheio de bolhas de ar com uma espessura entre 0,5 e 8 mm. E o que isso faz? Prende a água entre o traje e o seu corpo, aquecendo e criando uma barreira térmica entre a pele e o exterior. Há um grande número de modelos de roupas de mergulhos “molhadas”: para mares quentes a muito frios, de apenas um top a um shorty ou um traje de corpo inteiro, para homens, mulheres e crianças. Esses modelos podem fechar na parte traseira ou na frente (mais fácil de fechar). Estes trajes flexíveis e versáteis são adequados para snorkeling e mergulho scuba.

Roupa de mergulho molhada

Aviso importante: Ao comprar uma roupa “molhada”, lembre-se de que sua flexibilidade diminui com a espessura, dependendo da qualidade do corte e do neoprene.

Roupas semissecas

São roupas de mergulho com pouca ou nenhuma água circulando no interior, graças às vedações no pescoço, pulsos e tornozelos, juntamente com um fechamento traseiro horizontal à prova d’água. Como a água dentro não circula, há uma menor perda de energia. Embora o corpo esteja molhado, a principal vantagem desses trajes é que eles retêm calor durante o mergulho.

Roupa de mergulho semisseca

Aviso importante: um traje semisseco requer a ajuda de outra pessoa para fechá-lo. No entanto, esses trajes são cada vez mais apreciados por mergulhadores recreativos em águas de 10 a 20° C. É uma excelente escolha, sendo de fácil uso, ótima impermeabilização e conforto térmico. Você já experimentou?

Roupas Secas

Nesse caso, a proteção térmica é fornecida pelas roupas que você veste sob o traje seco ou pelo próprio traje seco, dependendo do seu material – tecido revestido ou neoprene, respectivamente – mais uma camada de ar que você ajusta como um colete equilibrador. São trajes especialmente adequados para mergulhadores experientes que elogiam sua eficiência em água muito fria ou durante longos mergulhos com rebreather.

Roupa de mergulho seca

No entanto, um traje seco é menos resistente, requer manutenção regular e é bastante caro. Fica a dica!

Modelos de Roupas de Neoprene ou molhadas

Existem três modelos principais de roupas de mergulho do tipo “neoprene ou molhada”. Vamos conhecê-los?

Shorty: Os modelos de roupas de mergulho “shorty” terminam logo acima dos cotovelos e joelhos, daí o seu homônimo “curtinhas”. Elas geralmente apresentam neoprene mais fino e mantêm o núcleo aquecido enquanto permitem a livre circulação de braços e pernas. Os shortys devem ser reservados para mergulhos com água quente, pois não fornecem calor para o corpo inteiro, necessário para mergulhos mais frios.

Farmer John/Jane (jardineira): Os modelos de roupas de mergulho “John” (para homens) e “Jane” (para mulheres) possuem duas partes. Uma peça inclui pernas inteiras conectadas a uma blusa sem mangas. Uma jaqueta compõe a segunda peça. Esse design dobra o isolamento do núcleo, tornando-a uma ótima opção para águas frias. A configuração em camadas também oferece maior mobilidade nos ombros.

Roupas de corpo inteiro: A opção de modelo mais comum no mercado de mergulho são as roupas de corpo inteiro. Elas cobrem o mergulhador do pescoço ao pulso e tornozelo. A espessura varia, mas a cobertura adicional fornece mais calor após a entrada de uma pequena quantidade de água. Sua pele aquece a camada de água e, em seguida, o traje mantém você isolado da água mais fria do lado de fora. Uma roupa de mergulho de corpo inteiro também protege você de corais, águas-vivas e outras espécies marinhas nas quais você pode esbarrar acidentalmente.

Modelos de Roupas Secas

Existem dois modelos principais de roupas de mergulho do tipo “secas”. Vamos conhecê-los?

Trajes de membrana/trilaminados: Roupas secas de membrana mantêm você seco através de três camadas de material laminado. Eles não fornecem isolamento, então você precisa se aquecer através de roupas íntimas seletivas. A membrana fica seca rapidamente, é fácil de limpar e tem uma alta durabilidade. Este modelo pode lidar com mergulhos com variadas temperaturas.

Roupas secas de neoprene: As roupas de neoprene oferecem mais calor do que as roupas de membrana, além de mais peso. Elas funcionam como uma roupa de mergulho extra grossa e compactada. A compressão torna-a mais fina que uma roupa padrão de mergulho. Como o traje mantém você aquecido, você pode usar roupas de baixo mais leves. As roupas secas de neoprene são mais difíceis de vestir, mas também são muito ajustáveis.

Recursos das roupas de mergulho

Depois de determinar o estilo de roupa de mergulho que você deseja, procure avaliar os seguintes recursos:

Ajuste da roupa de mergulho

Sua roupa de mergulho não deve ficar muito apertada ou muito folgada e isso é determinante ao escolher a roupa de mergulho mais adequada para você. Um traje muito apertado restringirá sua respiração e movimento, o que é muito perigoso. Se uma roupa estiver muito folgada, ela deixará entrar água fria continuamente, mantendo-o frio. Verifique se há bolsos ou dobras dentro de uma roupa de mergulho ao experimentá-la, pois não deve haver espaço aéreo perceptível para a água encher. Uma roupa de mergulho sempre se mostrará mais apertada em terra do que na água. Ao experimentar uma roupa, ela deve se encaixar como uma segunda pele: confortável, sem ser muito constritiva. Se uma roupa de mergulho se encaixar perfeitamente mas os braços ou as pernas ficarem muito longos, sem problemas! Elas podem ser dobradas sem prejudicar suas propriedades isolantes.

Gênero

As roupas de mergulho são desenvolvidas em fôrmas diferentes para homens ou mulheres. O painel e a espessura variam em áreas específicas de gênero. As mulheres podem experimentar versões unissex se estiverem procurando “preço”, mas muitas vezes acharão o ajuste de roupas de mergulho específicas para mulheres mais confortável.

Espessura

A temperatura da água deve determinar não apenas o estilo da roupa de mergulho que você compra, mas também a espessura. Quanto mais espessa a roupa, mais quente o mergulhador permanecerá após ser submerso na água.

Como uma regra geral:

  • De 10 a 18 graus
    ÁGUA ENTRE 10 E 18° C
    Para água fria, use uma roupa com 7mm ou mais de neoprene.
  • De 16 a 24 graus
    ÁGUA ENTRE 16 E 24° C
    Para água temperada, use uma roupa com 5mm de neoprene.
  • Mais de 25 graus
    ÁGUA COM MAIS DE 25° C
    Para água morna, escolha um traje com menos de 3mm de neoprene ou um shorty.

Roupas mais finas terão melhor flexibilidade com menos flutuabilidade, mas sacrificam o calor necessário para mergulhos mais frios. Muitos trajes terão uma construção mais fina nos braços, pernas e ombros para aumentar a mobilidade. As áreas mais grossas do peito e das costas manterão seu núcleo quente sem dificultar os movimentos.

Existe uma regra ao escolher uma roupa de mergulho: a espessura da roupa é proporcional à temperatura da água. Aviso importante: esta informação é apenas para orientação. Obviamente, tudo depende de como você se sente, de como está cansado, da duração e frequência dos seus mergulhos, condicionamento físico e da qualidade da sua roupa (tempo de uso, ajustes, corte, etc.). Veja a melhor opção para escolher a roupa de mergulho mais adequada para você.

Neoprene

O neoprene é uma borracha sintética vulcanizada, revestida de tecido dos dois lados, que possui grande capacidade isotérmica. É isso que prende a água entre o traje e o seu corpo, aquecendo a fina camada líquida para criar uma barreira térmica contra a água fria do lado de fora. As roupas de neoprene podem consistir em neoprene de célula fechada ou de célula aberta:

Você sabe como é o neoprene?

Neoprene de célula fechada: a maioria das roupas apresentam o neoprene de célula fechada. Mais rígida e mais durável, com uma textura de borracha, a construção de células fechadas o isola efetivamente dos elementos externos. Essas roupas possuem melhor desempenho em mergulhos mais curtos, pois o material menos flexível começa a esfregar sua pele após longos períodos de tempo. Para mergulhadores iniciantes, as roupas de neoprene de célula fechada oferecem o melhor preço.

Neoprene de célula aberta: o neoprene de célula aberta apresenta um design interior poroso que permite que o traje seja mais adequado ao formato. Ele vai se encaixar bem e exige lubrificação para colocar. O design flexível também significa que não durará tanto tempo quanto uma roupa de mergulho de célula fechada. No entanto, a suavidade do material o torna menos abrasivo e mais isolante. As roupas de neoprene de célula aberta têm preços mais altos. Muitos novos mergulhadores optam pelos designs mais baratos até se tornarem mais confiantes em suas habilidades subaquáticas.

Costuras

Os fabricantes de roupas de mergulho geralmente especificam o tipo de costura na etiqueta. Alguns estilos são melhores para água morna, enquanto outros são mais adequados para água fria. O design da costura pode ser de preferência pessoal, assim como a temperatura da água. Costuras diferentes incluem:

Tipos de costura de neoprene

Ponto de Overlock: os pontos de overlock ficam no interior e são os menos eficazes para impedir a entrada de água. A construção da costura interna pode causar atrito ou até se desgastar rapidamente. Eles devem ser reservados para uso em água morna.

Ponto Flatlock: a costura Flatlock fica evidente na parte externa do traje mostrando as duas peças de material, que parecem ser unidas por linhas do tipo “ferrovia”. A costura interna é plana, tornando-a confortável contra a pele, mesmo que a água ainda penetre. Roupas de mergulho com costura flatlock também são adequadas para água morna.

Ponto cego: o ponto cego é o ideal para roupas de mergulho. O material é colado primeiro e depois costurado por dentro. Essa construção fornece a opção mais impermeável e pode incluir recursos adicionais, como: a costura dupla às cegas adiciona uma camada de costura também na parte externa e costura às cegas com selo de fluido (ou fita de costura) deixa os pontos mais reforçados e cobertos com fita adesiva. Pouquíssima água passa pelo ponto cego, tornando-a melhor para mergulhos com água fria.

E então, aprendeu como escolher a roupa de mergulho mais adequada para você? Fique quente!

Clique aqui e leia também a matéria “Você conhece a história do neoprene?”



Publique um comentário

3 × 2 =