Qual computador da Cressi comprar: Leonardo ou Giotto? - OceanHub
Qual computador da Cressi comprar: Leonardo ou Giotto?

Qual computador da Cressi comprar: Leonardo ou Giotto?

A Cressi é uma das maiores fabricantes de equipamentos para esportes aquáticos do mundo, atendendo às indústrias de mergulho, snorkel e natação. A marca que tem uma longa história no fornecimento de produtos de qualidade para mergulhadores possui mais de 300 produtos distintos para mais de 90 países. A empresa italiana foi fundada por dois irmãos, Egidio e Nanni Cressi, em 1946, em Gênova, na Itália. Neste artigo, vamos te ajudar com a seguinte dúvida: Qual computador da Cressi comprar: Leonardo ou Giotto?

A Cressi é uma excelente marca com altos padrões quando se trata de segurança, desempenho e confiabilidade. Tanto os computadores “Leonardo” como o “Giotto” são ótimas opções para mergulhadores iniciantes e recreativos. Mas qual é a melhor opção, levando em conta as funcionalidades e preços?


Qual computador da Cressi comprar: Leonardo ou Giotto?

Quantos modos de mergulho o Cressi Leonardo possui?

O Cressi Leonardo possui três modos de operação: Air, Nitrox (entre 21% a 50%) e Gauge. O modo Gauge é um excelente cronômetro de fundo com funções precisas de amostragem de perfil e favoritos. O tempo de mergulho é mostrado em minutos e segundos. O modo Gauge exibe tempos de fundo precisos e limites de descompressão. Ao comprar um computador de mergulho com o modo Gauge, você poderá usá-lo como um computador de backup se você decidir expandir seu treinamento ou entrar em mergulho técnico mais tarde.

Quais recursos e funções o Leonardo possui?

O Leonardo tem 67 cm de diâmetro e uma espessura de 27 mm, pesando 135 gramas.

Os menus do Cressi Leonardo são acessíveis com um único botão. Pressione para mudar as opções do menu e “pressione e segure” para acessar e definir as opções do menu. O botão de menu no Leonardo é muito bom e grande, facilitando a pressão mesmo com luvas. Importante: Não existe a opção do botão “voltar”, portanto, se você passar pela seleção do menu, precisará passar por todas as opções novamente.

O Cressi Leonardo é ativado por água, ou seja, ele inicia o programa “Dive Air” assim que você fica abaixo de 1,2 metros. O intervalo de superfície começa sua contagem regressiva assim que você voltar a 4 pés (1,2 metros). Se você mergulhar abaixo desse nível em menos de 2 minutos, o Leonardo adicionará esses dados ao mergulho anterior. Após um intervalo de superfície completo de 2 minutos, o próximo mergulho é registrado como um novo. Este é um intervalo de superfície mínimo muito menor que seus principais concorrentes.

O Leonardo vem com uma luz de fundo para condições de baixa luminosidade. A luz de fundo dura alguns segundos antes de se desligar automaticamente.

As configurações básicas desse computador de mergulho são fáceis de alterar para se adequar às suas preferências pessoais. As configurações imperiais e métricas podem ser redefinidas para exibir pés ou metros, F° ou C°. A exibição do relógio pode ser configurada para ser lida como 12 ou 24 horas. O Leonardo também vem com um calendário, data e exibição de temperatura.

Quer mergulhar no lago ou mergulhar em diferentes altitudes?

Sempre que mergulhar acima de uma altitude de 300 metros (1.000 pés), a configuração de altitude precisará ser ajustada. A configuração de altitude do Leonardo é ajustável até 12.100 pés (ou 3.700 metros). Você deve ter tempo para se aclimatar a uma nova altitude e diminuir a pressão atmosférica antes de mergulhar. Geralmente, é recomendável esperar pelo menos 3 horas antes de mergulhar após alterar os níveis de altitude.

Os alarmes de mergulho do Leonardo são ajustáveis?

Os alarmes de mergulho no Leonardo são audíveis e bastante distintos. Eles também são ajustáveis ​​e podem ser desligados. Há um alarme de taxa de subida (10 metros por minuto), parada de descompressão e temporizador de contagem regressiva. O Leonardo sinalizará uma parada de segurança para cada mergulho com mais de 32 pés. Ele também exibe um ícone “Stop” para ajudar na parada de 3 minutos recomendada entre 9 metros e 6 metros. O ícone “Stop” aparece com o tempo em minutos e a profundidade (mostrada em metros ou pés, de acordo com a sua preferência). O Cressi Leonardo também possui um alarme de parada de descompressão.

O Leonardo possui “Dive Planner” e “LogBook”?

O Cressi Leonardo possui um diário de memória de mergulho para mergulhos “Diver Air”, “Dive”, “Nitrox” e “Gauge”. O Logbook tem uma capacidade de memória de cerca de 70 horas (ou aproximadamente 60 mergulhos) em tempo de mergulho. Os dados são gravados a cada 20 segundos. A sequência de planejamento pré-mergulho do Leonardo fornecerá tempos de mergulho ajustados com base no acúmulo de nitrogênio residual. Também inclui cálculos de descompressão seguros se você estiver fazendo vários mergulhos ao longo de vários dias. Sua absorção e liberação de nitrogênio são processadas continuamente.

Para baixar os dados de mergulho, você precisa comprar o kit de download separadamente. O kit de download permite baixar o DiveLog para um PC ou Mac. Com o seu kit em mãos, você poderá ver as informações do seu perfil de mergulho com gráficos, o que é muito legal, não é mesmo? Isso facilita a revisão de informações críticas do seu perfil de mergulho, ajudando-o a melhorar seus próximos mergulhos.

As informações de mergulho incluem: profundidade, status de descompressão, profundidade máxima, tempo de fundo, taxas de descida e subida. Também mostra as temperaturas ambiente, intervalos de superfície e todos os pontos de aviso durante um mergulho. Existem pacotes disponíveis, onde você já pode comprar o kit de download junto com o computador de mergulho. Caso você adquirida o kit por conta própria, custará cerca de US$ 100 (dólares).

O software pode ser baixado diretamente do site da Cressi na página de downloads, na interface do PC. Outra ótima opção de código aberto é o Subsurface.

Você pode trocar a bateria do Leonardo por conta própria?

O Leonardo usa uma bateria CR2430 de 3 volts e é substituível pelo usuário. É fácil ver o ícone do indicador de duração da bateria. A duração média da bateria é de aproximadamente 2 anos, com base em 50 mergulhos por ano. Diferentes fatores afetarão sua longevidade, incluindo a duração de seus mergulhos e a frequência com que você usa a luz de fundo. Mergulhar em água fria diminuirá a duração da bateria.

Qual é o algoritmo do Cressi Leonardo?

O Cressi Leonardo usa o algoritmo Haldane e Wienke RGBM (modelo de bolha de gradiente reduzido), conhecido por seu conservadorismo. Como na maioria dos computadores de mergulho, você pode ajustar o nível de conservadorismo com base na sua preferência pessoal, no nível de condicionamento físico e no seu estilo de mergulho.

Para quem não é adequado este computador de mergulho?

O Cressi Leonardo não tem a opção de integração de ar sem fio ou uma bússola embutida e não foi projetado para uso comercial ou profissional. Este computador de mergulho não é recomendado para mergulhar além dos limites de não descompressão. Se você ficar abaixo dos limites de não descompressão, um alarme sonoro será emitido e o ícone “Stop” com “Deco” será exibido. O Leonardo fornecerá informações específicas para ajudá-lo.

Cressi Leonardo x Cressi Giotto: Quais extras você ganha?

O Cressi Giotto custa cerca de US$ 100 acima do computador de mergulho Cressi Leonardo. Ele tem todos os mesmos recursos que o Leonardo, mas vem com a capacidade de fazer cálculos de descompressão e possui três botões, que ajudam muito durante o mergulho. O Giotto pode trabalhar com duas misturas hiper-oxigenadas diferentes, que podem ser selecionadas durante o mergulho. Mas qual computador da Cressi comprar: Leonardo ou Giotto?

Conclusão

A Cressi construiu uma sólida reputação como uma marca forte e confiável para os mergulhadores. O Cressi Leonardo é um dos computadores de mergulho mais populares. Este é um computador de mergulho confiável e bem construído, com todas as funções necessárias para mergulhadores iniciantes e recreativos, a um preço muito bom.

O Cressi Giotto é o irmão mais velho do Cressi Leonardo e, se você tiver alguns dólares a mais e quiser ficar com a marca Cressi, vale a pena investir no Giotto.

Leia mais artigos sobre o tema “Equipamentos de Mergulho”.



Publique um comentário

16 − 10 =