Quais são os dez maiores animais marinhos do mundo?
Quais são os dez maiores animais marinhos do mundo?

Quais são os dez maiores animais marinhos do mundo?

O nossos oceanos são tão grandes e profundos, que conhecemos apenas uma pequena parte dos seus moradores. Hoje, vamos falar quais são os dez maiores animais marinhos dos nossos oceanos. Você já sabe quais são os dez maiores animais marinhos do mundo?

Quem lidera a nossa lista de gigantes é a baleia-azul, com mais de 30 metros de comprimento, mas seguida de perto por uma gigantesca água-viva! Esses dois grandalhões estão entre os maiores animais que já habitaram os oceanos da Terra em todos os tempos. Para se ter uma ideia, um dos répteis marinhos mais terríveis da época dos dinossauros, o liopleurodonte, media “apenas” 25 metros. Hoje, as várias espécies de baleias dominariam quase que totalmente uma lista com as dez maiores espécies dos oceanos. Porém, na lista que você confere abaixo, apresentamos apenas a maior espécie de cada grupo animal marinho – baleias, peixes, moluscos, répteis, entre outros. Assim, dá para ter uma ideia mais geral de todos os tipos de grandes feras que habitam os mares do planeta.

1) Baleia-Azul (com incríveis 30 metros)

Quais são os dez maiores animais marinhos do mundo?
Os dez maiores animais marinhos do mundo: Baleia Azul

Com 150 toneladas e cerca de 30 metros de comprimento, a baleia-azul é o maior animal que vive em nosso planeta. Esta espécie que já foi abundante nos mares, foi duramente caçada na primeira metade do século 20 e quase foi extinta. Ainda hoje é considerada uma espécie ameaçada de extinção.

2) Água-viva Juba-de-leão (30 metros)

Quais são os dez maiores animais marinhos do mundo?
Os dez maiores animais marinhos do mundo: Água-viva Juba-de-leão

Esse animal — da espécie Cyanea capillata — pode medir mais de 2 metros de diâmetro e possui tentáculos que podem alcançar 30 metros de comprimento, a altura de um prédio de dez andares! Ela até pode assustar pelo tamanho, mas não é das águas-vivas mais perigosas. A espécie vespa-do-mar (Chinorex fleckeri), por exemplo, é muito mais letal.

3) Tubarão-baleia (18 metros)

Quais são os dez maiores animais marinhos do mundo?
Os dez maiores animais marinhos do mundo: Tubarão-baleia

Dentro do grupo dos peixes, o tubarão-baleia é o maior animal com suas 12,5 toneladas e 18 metros, podendo chegar a ser três vezes maior que o temido tubarão-branco. Apesar do tamanho, este gigante não tem nada de assustador, pois se alimenta de plâncton, pequenos peixes e lulas.

4) Lula-colossal (13 metros)

Quais são os dez maiores animais marinhos do mundo?
Os dez maiores animais marinhos do mundo: Lula-colossal

A lula-colossal (Mesonychoteuthis hamiltoni) é provavelmente a maior espécie de lula existente e o único membro do gênero Mesonychoteuthis. A maioral entre os moluscos marinhos só foi descoberta em 1925, quando tentáculos dela foram encontrados no estômago de uma baleia cachalote. É raríssima de ser vista pois vive em altas profundidades. Outra lula, a Gigante-do-Pacífico (Architeuthis sp.) também pode chegar aos 13 metros.

5) Orca (8 metros)

Quais são os dez maiores animais marinhos do mundo?
Os dez maiores animais marinhos do mundo: Orca

Apesar de ser conhecida como “baleia assassina”, a Orca (Orcinus orca) é, na verdade, um golfinho (o maior deles). Ela recebeu esse apelido por seu tamanho avantajado e em decorrência da sua habilidade de caçar outros animais marinhos, tais como: pingüins, focas, leões-marinhos, peixes e até outros golfinhos.

6) Crocodilo-poroso (7 metros)


Os dez maiores animais marinhos do mundo: Crocodilo-poroso

Mesmo vivendo quase sempre em rios e pântanos, o crocodilo-poroso é visto com muita freqüência em águas rasas de mares, por isso é chamado também de crocodilo-marinho. É o maior réptil existente na atualidade e é extremamente perigoso para o homem. Os machos podem medir entre 6 e 7 metros de comprimento e pesar até 1.500 kg, enquanto as fêmeas raramente crescem além dos 2,1 a 3 metros. Se você ver um destes, saia de perto!

7) Elefante-marinho (6,5 metros)


Os dez maiores animais marinhos do mundo: Elefante-marinho

O elefante-marinho (Mirounga spp.) é o maior animal entre os mamíferos aquáticos: pinípede (grupo que inclui as focas e as morsa), focídeo e perfeitamente adaptado à vida aquática. Os machos da espécie podem pesar 3,5 toneladas e são muito agressivos. Na hora do alimento, adoram caçar peixes, lulas e polvos.

8) Serpente marinha (2,5 metros)


Os dez maiores animais marinhos do mundo: Serpente marinha

Essa classe não está só nos livros e em contos históricos. As serpentes marinhas existem de verdade. Além do que, são muito interessantes e possuem 61 espécies. Seu veneno chega a ser mais poderoso do que o de cobras terrestres! De fato, elas gostam de águas quentes, por isso, não são encontradas no Atlântico. As serpentes marinhas vivem nas águas do Indo-Pacífico e possuem maior diversidade no norte da Austrália, Nova Guiné e Indonésia.

9) Tartaruga-de-couro (2,1 metros)


Os dez maiores animais marinhos do mundo: Tartaruga-de-couro

A tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), tartaruga-gigante, tartaruga-de-cerro ou tartaruga-de-quilha é a maior das espécies de tartarugas e é muito diferente das outras tanto em aparência quanto em fisiologia. Chega a pesar mais de 500 quilos e acredita-se que tenha surgido no planeta há mais de 1 milhão de anos. Capaz de mergulhar a 1.200 metros de profundidade, ela faz longas travessias oceânicas e só volta à costa para colocar seus ovos.

10) Estrela-do-mar (1 metro)


Os dez maiores animais marinhos do mundo: Estrela-do-mar

Com 96 centímetros de diâmetro, um exemplar de estrela-do-mar foi encontrado no fundo do oceano Pacífico em 1986. Existem quase 2 mil espécies desse invertebrado no mundo, mas quase todas são bem menores, tendo de 20 a 30 centímetros em média. Estrelas-do-mar são animais marinhos. Elas normalmente têm um disco central e cinco braços, embora algumas espécies tenham um maior número de braços.

Leia mais artigos com o tema “Animais Marinhos”.



Publique um comentário

5 × cinco =