Leia agora no OceanHub: O Covid-19 e o mergulho no Brasil
O Covid-19 e o mergulho no Brasil

O Covid-19 e o mergulho no Brasil

O coronavírus (Covid-19) é uma doença infecciosa causada por um novo vírus, que pertence a uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados em Wuhan, na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1 entre outros.

Em fevereiro, a transmissão do Covid-19 no Irã e na Itália chamaram a atenção pelo crescimento rápido de novos casos e mortes, fazendo com que o Ministério da Saúde alterasse a definição de caso suspeito para incluir pacientes que estiveram em outros países. No mesmo dia, o primeiro caso do Brasil foi identificado, em São Paulo.

Com o aumento exponencial do número de pessoas infectadas no Brasil e o progressivo número de mortes causadas pelo coronavírus, escolas e operadoras de mergulho fecharam as suas portas esta semana, seguindo as determinações e protocolos da OMS (Organização Mundial da Saúde) e os decretos estaduais, com o objetivo de diminuir a propagação deste novo vírus.

Parques e diversos pontos de mergulho também serão fechados

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou em uma rede social que todos os parques nacionais terão a visitação suspensa pelo período de uma semana a partir desta terça-feira (17), podendo ser prorrogado por prazo indeterminado. Com isso, diversos parques como a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (AL), O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (BA), Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE), Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais (PR), Laje de Santos (SP) e o Arquipélago de Alcatrazes (SP), por exemplo, serão fechados.

Cidades como Fernando de Noronha e Arraial do Cabo já encontram-se bloqueadas para turistas. Em Angra dos Reis, o acesso à Ilha Grande também foi fechado para turistas. Com a mudança, somente moradores ficam livres para poder entrar ou sair da ilha. Paralelamente, a prefeitura de Cabo Frio suspendeu os voos e as atividades turísticas da cidade por pelo menos 30 dias. Ônibus e vans de turismo estão proibidos de entrar e circular na cidade.

É realmente um cenário muito crítico e delicado. Estamos passando por um grave problema de saúde pública devido ao Covid-19 (coronavírus) e para que possamos voltar a mergulhar o mais breve possível, é muito importante que você fique em casa e proteja toda a sua família desta nova doença.

Como o Covid-19 é transmitido?

Em relação a transmissão inter-humana, todos os coronavírus são transmitidos de pessoa a pessoa, incluindo os SARS-CoV, porém sem transmissão sustentada. Com relação ao MERS-CoV, a OMS (Organização Mundial da Saúde) considera que há atualmente evidência bem documentada de transmissão de pessoa a pessoa, porém sem evidências de que ocorra transmissão sustentada. A principal forma de contágio do novo coronavírus (Covid-19) é por contato próximo com uma pessoa infectada, que transmite o vírus por meio de tosse e espirros. Ele também se propaga quando a pessoa toca em uma superfície ou objeto contaminado e depois nos olhos, nariz ou boca.

Período de incubação do coronavírus

Período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias. De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas. É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade é desconhecido para o coronavírus. Durante o período de incubação e casos assintomáticos não são contagiosos.

Fonte de infecção do coronavírus

A maioria dos coronavírus geralmente infectam apenas uma espécie animal ou pelo menos um pequeno número de espécies proximamente relacionadas. Porém, alguns coronavírus, como o SARS-CoV, podem infectar pessoas e animais. O reservatório animal para o coronavírus (Covid-19) ainda é desconhecido.

Quais são os sintomas do coronavírus?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

  • Febre;
  • Tosse;
  • Diarreia;
  • Dificuldade para respirar.

Como prevenir o contágio

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1 metro) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada. Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa. Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  • gotículas de saliva;
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro;
  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe. Confira abaixo como se proteger:

  • Prevenção do Covid-19Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
  • Prevenção do Covid-19Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
  • Prevenção do Covid-19Evite aglomerações se estiver doente.
  • Prevenção do Covid-19Mantenha os ambientes bem ventilados.
  • Prevenção do Covid-19Não compartilhe objetos pessoais.

Agora é o momento de todos nós lutarmos contra a disseminação do Covid-19 (coronavírus).

Em breve estaremos juntos novamente, mergulhando pelo Brasil e pelo mundo!

Um forte abraço da família OceanHub Brasil!



Publique um comentário

2 × um =